Resistência dos Materiais

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica

Métodos de Ensino

Nas aulas usam­se os métodos expositivo e inquisitivo. Durante a explicação dos assuntos teóricos, complementa­se com a respetiva interpretação física e com os pormenores tecnológicos; os alunos procedem à resolução de exercícios individualmente ou em grupos.
Em algumas aulas, de tipo mais tutorial, exploram­se competências de aprendizagem individual e o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas teórico­práticas e do acompanhamento dos diversos trabalhos.
Avaliação: Realização de Exame Final individual escrito (épocas normal e de recurso), cotado para 20 valores, e a aprovação obriga a que a nota seja maior ou igual a 10 valores. Prevê­se a realização de exame escrito ou oral aos alunos que solicitem exames especiais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:
Aprender as bases teóricas, práticas e tecnológicas, para aplicar ao projeto e à execução de estruturas novas e de reforço de existentes.
Competências genéricas: capacidade de apreensão, análise e síntese; capacidade de resolução de problemas e de aplicação de conhecimentos e adaptação a novas situações; capacidade de realização de trabalho autónomo e em grupo e de autonomia na aprendizagem; capacidade de prever e emitir juízos e de discutir assuntos tecnológicos; desenvolvimento do sentido critico.
Competências específicas:
saber as bases teóricas, práticas e tecnológicas, relativas ao projeto e execução de estruturas de diversos materiais; conhecer o estado das tensões internas nos elementos estruturais, em função das ações e dos esforços resultantes, simples e combinados; adquirir conhecimentos para compreender os critérios de dimensionamento e para prevenir, reconhecer, diagnosticar e intervir em patologias estruturais.

Programa

1. Princípios e noções de base
Noção de tensão e princípio de equivalência.
Elasticidade linear: relações constitutivas; problemas e princípios fundamentais;
2. Tensões normais
Tração e compressão de peças lineares; tensões e extensões; problemas isostáticos; efeitos térmicos.
Flexão elástica linear, flexão desviada e flexão composta, flexão reta em peças constituídas por diferentes materiais; tensões normais e extensões.
Deformações por flexão em estruturas estaticamente determinadas.
3. Tensões de corte
Corte direto em ligações.
Esforço transverso; força de escorregamento e tensões de corte por esforço transverso; análise da distribuição de tensões em diversas secções;
Torção uniforme; tensões de corte por torção; análise da distribuição de tensões em diversas secções;
4. Instabilidade.
Noção de instabilidade e principais parâmetros. Encurvadura de peças comprimidas. Instabilidade por flexão lateral­-torção.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame e Trabalho
  • - Exame - 70.0%
  • - Trabalho - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Frey F. Analyse des structures et millieux continus – Statique appliqué. Traité de Génie Civil de l’École polytechnique fédérale de Lausanne, Vol. 1, Presses polytechniques et universitaires romandes, 1994.

Frey F. Analyse des structures et millieux continus – Mécanique des structures. Traité de Génie Civil de l’École polytechnique fédérale de Lausanne, Vol. 2, Presses polytechniques et universitaires romandes, 1994.

Branco, CAGM. Mecânica dos materiais. Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

Beer, FP e Johnston, Jr ER. Resistência dos materiais. McGraw­Hill, 1989.

Massonet, C. e Cescotto S. Mécanique des matériaux. Biblioteque des Universités – Genie Civil, De Boeck­Wesmael, 1994.

Dias da Silva, V. Mecânica e resistência dos materiais. Zuari – edição de livros técnicos Lda., 1999.

Popov, E. Engineering mechanics of solids. Prentice Hall, 1999.