Métodos de Ensino
Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo. Durante a explicação dos assuntos teóricos os alunos procedem à resolução de exercícios individualmente ou em grupos. 19/04/12 ACEF/1112/12022 — Guião para a auto-avaliação www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=8c553fbf-ea86-570a-75c7-4f26da30d1… 68/149 Nas aulas Tutoriais exploram-se competências de aprendizagem individual e o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas teóricas e acompanhamento dos diversos trabalhos. Avaliação: é realizado um Exame Final. O exame será dividido em duas partes: problemas fundamentais (classificação de 5,0 valores) e problemas aplicados (classificação de 15,0 valores). Para obter aprovação à disciplina, os alunos deverão obter uma classificação mínima de 3,0 valores na parte de problemas fundamentais. Prevê-se a realização de exame escrito ou oral aos alunos que solicitem exames especiais.
Resultados de Aprendizagem
Competências transversais: capacidade de decisão; capacidade de comunicação e expressão; capacidade de assegurar qualidade. Competências genéricas: capacidade de apreensão, análise e síntese; capacidade de resolução de problemas; capacidade de aplicação de conhecimentos e adaptação a novas situações; capacidade de realização de trabalho autónomo e em grupo; desenvolvimento de autonomia na aprendizagem; capacidade de prever e emitir juízos. Competências específicas: saber as bases teóricas e práticas relativas ao projecto de estruturas metálicas, de alvenaria, de madeira e de betão pré-esforçado; reconhecer, diagnosticar e prevenir patologias estruturais em construções.
Programa
1 – Noção de tensão e princípio de equivalência. 2 – Elasticidade linear: relações constitutivas; problemas fundamentais; problema de Saint-Venant. 3 – Tracção e compressão de peças lineares; problemas isostáticos; efeitos térmicos; peças constituídas por vários materiais. 4 – Corte directo em ligações. 5 – Flexão elástica linear; flexão recta e desviada; cálculo de tensões. Flexão recta em peças constituídas por diferentes materiais.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO