Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas, necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos, casos de boas práticas de R.S.E no contexto da atividade turística, quer em sala de aula, quer em visitas de campo e contacto com profissionais do setor. Serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação, espírito crítico dos alunos e trabalho em equipa.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular (UC) assentam no desenvolvimento de competências que permitam aos alunos construir um pensamento crítico sobre conceitos e ferramentas associados à ética e responsabilidade social e ambiental de organizações do setor turístico. Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
1- Compreendar os princípios e orientações subjacentes à R.S.E., alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e centradas na promoção da economia circular, neutralidade carbónica e ética;
2 – Refletir sobre os principais problemas éticos, ambientais e sociais das empresas e territórios turísticos;
3 – Desenvolver comportamentos para a tomada de decisão ética e de RS assentes nas estratégias mais adequadas face aos desafios colocados pelo desenvolvimento da atividade turística;
4 – Promover o uso racional de recursos através da integração de práticas de gestão sustentável que reforcem a competitividade empresarial e dos destinos turísticos.
Programa
1. Responsabilidade Social Empresarial (R.S.E.) e turismo sustentável
1.1. Fundamentos de ética, R.S.E e desenvolvimento sustentável
1.2. Princípios orientadores e políticas de turismo responsável
1.3. Turismo e alterações climáticas: o desafio da neutralidade carbónica
2. A R.S.E como fator de competitividade empresarial e dos territórios turísticos
2.1. Domínios de intervenção estratégica: dimensões interna e externa
2.2. Indicadores para o desenvolvimento turístico sustentável
2.3. Sistemas de certificação
3. Projetos turísticos sustentáveis: casos de boas práticas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - c) exercícios em aula/relatório de visita de estudo - 20.0%
- - b) trabalho de grupo/análise de casos - 40.0%
- - a) prova individual de avaliação de conhecimentos - 40.0%
- - Prova individual de avaliação de conhecimentos - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carroll, A. (2015). Corporate Social Responsibility: the centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.
Crossley, E. (2020). Ecological grief generates desire for environmental healing in tourism after COVID-19.Tourism Geographies, 22:3, 536- 546.
European Environmental Agency (2018). Tourism and the Environment – Towards a reporting mechanism in Europe. Barcelona: ETC/ULS. LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.
Madanaguli. A. et al (2021). Corporate social responsibility and sustainability in the tourism sector: A systematic literature review and future outlook. Sustainable Development, 30:447–461.
Turismo de Portugal (2022). Business: Sustentabilidade e Turismo: http://business.turismodeportugal.pt/pt/crescer/sustentabilidade