Responsabilidade Social Empresarial em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 

As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas, necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos, casos de boas práticas de R.S.E no contexto da atividade turística, quer em sala de aula, quer em visitas de campo e contacto com profissionais do setor. Serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação, espírito crítico dos alunos e trabalho em equipa.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular (UC) assentam no desenvolvimento de competências que permitam aos alunos construir um pensamento crítico sobre conceitos e ferramentas associados à ética e responsabilidade social e ambiental de organizações do setor turístico. Pretende-se que os alunos sejam capazes de:

1- Compreendar os princípios e orientações subjacentes à R.S.E., alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e centradas na promoção da economia circular, neutralidade carbónica e ética;

2 – Refletir sobre os principais problemas éticos, ambientais e sociais das empresas e territórios turísticos;

3 – Desenvolver comportamentos para a tomada de decisão ética e de RS assentes nas estratégias mais adequadas face aos desafios colocados pelo desenvolvimento da atividade turística;

4 – Promover o uso racional de recursos através da integração de práticas de gestão sustentável que reforcem a competitividade empresarial e dos destinos turísticos.

Programa

1. Responsabilidade Social Empresarial (R.S.E.) e turismo sustentável

1.1. Fundamentos de ética, R.S.E e desenvolvimento sustentável

1.2. Princípios orientadores e políticas de turismo responsável

1.3. Turismo e alterações climáticas: o desafio da neutralidade carbónica

2. A R.S.E como fator de competitividade empresarial e dos territórios turísticos

2.1. Domínios de intervenção estratégica: dimensões interna e externa

2.2. Indicadores para o desenvolvimento turístico sustentável

2.3. Sistemas de certificação

3. Projetos turísticos sustentáveis: casos de boas práticas

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua/periódica
  • - Trabalho de grupo/análise de casos - 40.0%
  • - Exercícios em aula/relatório de visita de estudo - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carroll, A. (2015). Corporate Social Responsibility: the centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.

Crossley, E. (2020). Ecological grief generates desire for environmental healing in tourism after COVID-19.Tourism Geographies, 22:3, 536- 546.

European Environmental Agency (2018). Tourism and the Environment – Towards a reporting mechanism in Europe. Barcelona: ETC/ULS. LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.

Madanaguli. A. et al (2021). Corporate social responsibility and sustainability in the tourism sector: A systematic literature review and future outlook. Sustainable Development, 30:447–461.

Turismo de Portugal (2022). Business: Sustentabilidade e Turismo: http://business.turismodeportugal.pt/pt/crescer/sustentabilidade