Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão tratados utilizando-se duas metodologias complementares: interpretação, análise e exposição dos conteúdos lecionados pelo docente e sua discussão com os alunos; resolução de casos práticos
Resultados de Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Conhecer os riscos naturais, causas, efeitos no território, infraestruturas e equipamentos.
b) Compreender os efeitos da ocupação antrópica, problemas de ordenamento e planeamento.
c) Aplicar medidas preventivas e de controlo dos efeitos das ocorrências naturais mais prováveis no contexto português: cheias, deslizamentos, sismos e medidas de mitigação.
d) Analisar a preservação, conservação e regeneração dos recursos naturais para o desenvolvimento de estilo de vida saudável, proteção de pessoas e planeta, potenciando a co-construção de organizações, comunidades e cidades justas e sustentáveis.
Programa
1. Ambiente e mudanças climáticas
2. Ocupação antrópica, problemas de ordenamento e planeamento. Identificação de riscos naturais e geológicos, causas, medidas de prevenção, medidas de mitigação:
a. Sismos
b. Vulcões
c. Zonas de vertente – movimentos de massa
d. Cheias
e. Zonas costeiras
f. Recursos naturais
3. Desafios globais e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):
a. Conceito histórico de desenvolvimento sustentável
b. Valores e princípios éticos
c. O que são os ODS – escala e âmbito
d. Implementação e monitorização
4. Cidades Sustentáveis: as agendas internacionais e nacional; smart cities, as cidades do futuro.
a. Turismo Sustentável
b. Sustentabilidade alimentar e da Terra (regeneração de ecossistemas agrícolas)
c. Saúde e Bem estar
d. Mobilidade Sustentável
e. Economia local
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual - 80.0%
- - Trabalho escrito individual - 20.0%
- - Trabalho escrito individual - 20.0%
- - 2 Provas escritas individuais - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Autoridade Nacional de Proteção Civil (2016). Cidades resilientes em Portugal.
Autoridade Nacional de Proteção Civil (2016). Gestão do risco de inundação – documento de apoio a boas práticas. Plataforma nacional para a redução do risco de catástrofes. Lisboa.
Dickson, E. et al. (2012). Urban risk assessments: an approach for understanding disaster and climate risk in cities. The World Bank.
Fernandes, M. (2011). Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica. FEUP Edições.
Madureira, H. (2006). Na procura de formas urbanas sustentáveis: a necessidade de contextualização geográfica in Eixo Atlantico. Revista da Eurorregiao Galicia-Norte de Portugal, no 10, Xullo-Decembro.
Nações Unidas (2012). Como construir cidades mais resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais. UNISDR. Geneva.
Paro, Roberta (2011). Cidades sustentáveis: alguns enfoques e fatores críticos. Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade na Construção. Fundação Dom Cabral
Ponte da Silva, G. (2008). Forma urbana e sustentabilidade, in Prospectiva e Planeamento, vol. 15. Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério da Economia
Vallejo, L. (2004). Ingeniería Geológica. Pearson Educación – Prentice Hall. Madrid. Spain