Riscos Urbanos

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Não aplicável.

Métodos de Ensino

 

 Método de ensino expositivo e por trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos relativos aos riscos em meio urbano, no que respeita à sua identificação, causas, efeitos (no território e/ou no ambiente construído) e medidas de mitigação.

Desenvolvimento de competências específicas de análise de riscos e de proposição de medidas preventivas e de controlo dos efeitos dos desastres mais prováveis no contexto português: cheias, deslizamentos, sismos e incêndios urbanos.

Programa

  1. Riscos urbanos e resiliência urbana: tipologia, avaliação, vulnerabilidade e adaptação urbana, cartografia de risco.

 

  1. Cheias

Impacto da atividade humana no ciclo hidrológico; Gestão de cheias com origem em meio urbano; Gestão de cheias em zonas ribeirinhas.

 

  1. Deslizamentos

Tipos de taludes e conceitos geológicos; Instabilidade de taludes (causas e obras de correção); Superfícies de deslizamento e superfícies de rutura; Estabilidade de aterros e escavações.

 

  1. Sismos

Noções fundamentais de sismologia; Efeitos dos sismos nas estruturas e construções; Princípios básicos sobre a quantificação da ação sísmica; Sistemas estruturais para resistir aos sismos; Medidas para minimizar o efeito dos sismos.

 

  1. Incêndios urbanos:

Conceitos fundamentais sobre incêndios em edifícios; Legislação nacional; Métodos de análise de risco de incendio em edifícios; Proteção de elementos estruturais ao fogo; Planos de emergência; Noções sobre sinalização de emergência em edifícios; Análise do Risco de Incêndio na Interface Urbano-Florestal, e na Interface Industrial-Florestal.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

 

Dickson, E., Baker, J. L., Hoornweg, D., & Asmita, T. (2012). Urban risk assessments: an approach for understanding disaster and climate risk in cities. The World Bank.
Nações Unidas (2012). Como construir cidades mais resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais. UNISDR, Geneva.

Autoridade Nacional de Proteção Civil (2016). Cidades resilientes em Portugal

Fernandes, M. M. (2011). Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica. FEUP Edições.

Vallejo, L. I. G. (2004). Ingeniería Geológica. Pearson Educación – Prentice Hall. Madrid, Spain.

Lições de Hidrologia, A. Lencastre, F.M. Franco, FCT

Dinâmica Fluvial e Ordenamento do Território, Catarina Ramos, Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, 2009

Gestão do risco de inundação – documento de apoio a boas práticas. ANPC. PLATAFORMA NACIONAL PARA A REDUÇÃO DO RISCO DE CATÁSTROFES. 2016

Castro, Carlos; Abrantes, José – Manual de Segurança contra Incêndios em Edifícios, Escola Nacional de Bombeiros, 2ª Edição, 2009.

António Leça Coelho, “Comportamento ao fogo dos produtos da construção”, Verlag Dashofer.

Viegas, D. X. et. al. – Manual Prático para Prevenção e Combate a Incêndios, Verlag Dashöfer ed. Profissionais, Lisboa , 2005.

Miguel, Marco; Silvano, Pedro – Regulamento de Segurança em Tabelas de acordo com o novo Regime Jurídico de Segurança contra Incêndios em edifícios e Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, Fábrica das Letras, 2009

Legislação de SCIE: Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de Novembro; Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro; Despacho n.º 2074/2009 de 15 de Janeiro