Saúde Ocupacional

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino definidas, nomeadamente a explanação dos conteúdos de forma expositiva e interativa, com recurso aos meios audiovisuais, permitem a aquisição de saberes no âmbito da Saúde Ambiental e Ocupacional.
Metodologia de avaliação de acordo com o regulamento de avaliação em vigor.
(T) Avaliação escrita – 50%
(TP) Avaliação prática – 50%
Os estudantes têm de obter um aproveitamento mínimo de 9,5 valores em todas as matrizes.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Legislação aplicável à área do conhecimento
– Sistemas de organização dos serviços de prevenção
– Metodologias e princípios gerais de prevenção
– Sinistralidade laboral e investigação e interpretação de dados
O aluno deve adquirir aptidões para:
– Identificar perigos e riscos ocupacionais
– Definir metodologias de organização de serviços prestadores de segurança e saúde no trabalho
– Definir metodologias par a prevenção e proteção de riscos
– Investigar, calcular e interpretar resultados relacionados com sinistralidade laboral
O aluno deve adquirir competências para:
– Integrar e/ou liderar equipas de saúde ocupacional para desenvolvimento de atividades de prevenção e de proteção de riscos profissionais
– Elaborar relatórios de análise de sinistralidade laboral.

Programa

1. INTRODUÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL
– Evolução histórica e conceptualização
– Finalidade e objetivos
– Conceito multifactorial de saúde
– Ambientes de trabalho
– Principais áreas e âmbito de intervenção da saúde ocupacional
2. ENQUADRAMENTO LEGAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
– Legislação aplicável
– Direitos, deveres e garantias das partes
– Princípios gerais de prevenção
– Níveis de prevenção
– Informação e formação
– Consulta aos trabalhadores
– Organização de serviços de segurança e saúde no trabalho
– Entidades reguladoras
– Fatores de risco ocupacional
3. SINISTRALIDADE LABORAL
– Legislação
– Conceitos
– Causalidade
– Custos
– Técnicas de investigação e análise de acidentes de trabalho
– Doenças profissionais
4. O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL
– Boas práticas em diferentes setores de atividade

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Nogueira, José Rocha ; Moreira, Sandra – Programa nacional de saúde ocupacional (PNSOC) : extensão 2018/2020. Lisboa : Direção-Geral da Saúde, 2018. xix, 24 p.
Pinto, Marta Jorge de Vasconcelos – Percepción y riesgo de exposición laboral a agentes biológicos en centros de clasificación de residuos e vertederos. Léon : Universidad de Léon, 2012. cii, 402 p
Portugal. Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Saúde Ocupacional – Medidas de controlo de agentes biológicos nocivos à saúde dos trabalhadores. Lisboa : DGS, 2004. 48 p.
Rocha, Luís Neves [et al.] – Melhoria das condições de trabalho nas microempresas cerâmicas : guia prático. Lisboa: ISHST – Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, 2006. 100 p.
Roxo, Manuel M. – Segurança e saúde do trabalho : avaliação e controlo de riscos. 2ª ed. Coimbra : Almedina, 2006. 210 p.
Organização Internacional do Trabalho – Locais de trabalho seguros e saudáveis : tornar o trabalho digno uma realidade, Lisboa : OIT, 2007. IV, 21 p.