Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos centra-se na pesquisa e desenvolvimento de escrita, em contexto de seminário, conducente à revisão de literatura centrada nos eixos do projeto de intervenção/investigação a desenvolver pelos/as estudantes.
A avaliação da Unidade Curricular consiste na apresentação e entrega, em contexto de seminário, de um projeto de investigação (100%)
Resultados de Aprendizagem
1. Ampliar a cultura científica através da pesquisa e da leitura de textos científicos e debates críticos.
2. Dominar ferramentas de trabalho sobre os textos escritos, argumentativos e científicos.
3. Desenvolver capacidades de auto-reflexividade e pensamento crítico.
4. Ampliar os horizontes epistemológicos e metodológicos no âmbito de um ciclo de estudos avançados.
5. Desenvolver capacidades de pesquisa, argumentação e utilização de vocabulário técnico e científico específico.
6. Identificar problemas e mobilizar conhecimentos fundamentados cientificamente na elaboração de projetos e
atividades nos domínios da Gerontologia Social.
7. Desenvolver um trabalho de revisão de literatura em torno dos eixos teóricos relacionados com o projeto que pretende desenvolver na UC Intervenção/Investigação/Estágio.
Programa
1 – O texto argumentativo e científico:
1.1 – Características e finalidades
1.2 – A construção do texto: pré-redação; redação; revisão textual.
2- A revisão da literatura:
2.1 – Objetivos de uma revisão de literatura;
2.2 – Etapas de uma revisão de literatura.
3 – A procura de uma problemática e de um tema para fazer investigação
4 – Etapas de construção do projeto de investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projeto de investigação - 100.0%
- - Projeto de investigação - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association. APA
Albarello, L., Digneffe, F., Hiernaux, J-P., Maroy, C., Ruquoy, D. & Saint-Georges, P. (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press
Cardoso, T., Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto Editora.
Grácio, R. (2010) A Interação Argumentativa. Grácio Editor
Grinnel, R., & Unrau, Y. (2010). Social Work research and Evaluation: Foundations of evidence-based practice. Oxford University Press
Weil, J. (2017). Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research. Routledge