Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A metodologia reparte-se entre atividades de carácter presencial e atividades autónomas: seminários temáticos sobre os conteúdos da UC; trabalho autónomo do estudante de pesquisa bibliográfica, identificação do problema de investigação/ organizacional, estruturação do enquadramento teórico e definição do plano de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
a) Distinguir e selecionar metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.
b) Identificar áreas de interesse para a concretização da dissertação, projeto ou estágio.
c) Formular o problema de investigação subjacente à dissertação ou o problema organizacional subjacente ao projeto ou estágio.
d) Estruturar o enquadramento teórico adequado ao problema de investigação ou problema organizacional.
e) Selecionar técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas.
f) Distinguir e aplicar técnicas de tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos.
g) Estruturar o relatório de investigação.
Programa
1. Investigação quantitativa e investigação qualitativa: modelos de construção do conhecimento.
1.1. Investigação quantitativa: inquérito; escalas.
1.2. Investigação qualitativa: entrevista; grupo focal; estudo de caso.
2. Processo de investigação quantitativo/ qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e procedimentos.
3. Técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção e validação).
4. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.
5. Relatório de investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 40.0%
- - Trabalho de Seminário - 60.0%
- - Teste do módulo de formação temático - 15.0%
- - Trabalho de Seminário - 60.0%
- - Teste do módulo de formação inicial - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd ed.). Oxford University Press.
Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th ed.). McGraw-Hill.
Denzin, N., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2017). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). Sage Publications.
Kumar, V., Leone, R., Aaker, D., & Day, G. (2018). Marketing Research (13th ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Malhotra, N. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7.ª ed.). Bookman.
McDaniel, C., & Gates, R. (2020). Marketing Research (12th ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th ed.). Pearson.
Silverman, D. (Ed.) (2021). Qualitative Research (5th ed.). Sage Publications.
Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Sage Publications.