Conhecimentos de Base Recomendados
Apesar de serem dadas noções de silvicultura geral é conveniente que os alunos tenham presentes os conceitos básicos associados à caracterízação dos povoamentos florestais e às operações silvícolas.
Métodos de Ensino
Aulas em contexto de sala, no campo e no apoio a actividades em curso, através da execução de operações apreendidas em sala de aula
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os princípios gerais da silvicultura
Saber executar as principais operações silvícolas para prevenção de factores bióticos e abióticos. Conhecer a relação entre as espécies mais comuns e o fogo. Conhecer as diferentes técnicas de regeneração artificial. Reconhecer as espécies invasoras como uma ameaça económica e ecológica. Conhecer as vantagens e as desvantagens em optar por cada uma das diferentes técnicas de regeneração, tendo em conta as condições locais. Saber seleccionar a plantas de regeneração natural como forma de acelerar a sucessão ecológica. Tomar correctamente decisões sobre qual o arvoredo queimado a cortar, em função dos objectivos pretendidos. Executar correctamente as diferentes operações associadas à regeneração artificial de uma área queimada. Mitigar os efeitos de pragas e doenças num ecossistema florestal, recorrendo a técnicas silvícolas. Conhecer e saber aplicar as diferentes técnicas de protecção do solo.
Programa
Noções gerais de silvicultura.
Densidade e lotação; qualidade da estação.
Desbastes e desrramações.
Características das diferentes espécies em termos de combustibilidade e resiliência; aplicações à DFCI.
Técnicas de controlo de invasoras lenhosas.
Técnicas de prevenção a pragas e doenças florestais.
Aulas práticas no Campus da ESAC para aplicação dos conceitos e das técnicas descritas
Regeneração natural vs. artificial
Uso da motoroçadora para selecção das plantas que irão constituir o povoamento futuro
Tratamento do arvoredo queimado
Operações de plantação e de sementeira
O risco de erosão nas áreas queimadas
Técnicas de controlo de erosão (mulching, faxinas em curva de nível, mobilização de solo, preenchimento de ravinas).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alves, A M, Pereira, J S, & Correia, A V. (2012). Silvicultura – a gestão dos ecossistemas florestais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Botelho, H.. 1995. O parcelamento racional da floresta na prevenção dos fogos – Relatório Final. UTAD, Vila Real.
CEMAGREF. 1989. Protection des forêts contre l’incendie – Guide technique du forestier méditerranéen français. CEMAGREF, Aix-en Provence.
Conselho Nacional da Reflorestação. 2006. Orientações estratégicas para a recuperação das áreas ardidas em 2003 e 2004. DGRF, Lisboa.
Silva, J. S. (Ed.). (2007). Proteger a Floresta – Incêndios, pragas e doenças (Vol. 8). Lisbon: Público/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento/Liga para a Protecção da Natureza.