Simulação de Marketing

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Colaborativa, através da realização de uma simulação de marketing; Os alunos poderão obter aprovação pelos regimes de: – Avaliação periódica; – Avaliação final.

O regime de avaliação periódica inclui os seguintes momentos de avaliação:

– Desempenho no jogo de simulação de marketing, com um peso de 50% na nota final; – Relatório do jogo de simulação de marketing, com um peso de 50% na nota final.

O regime de avaliação final inclui os seguintes momentos de avaliação:

– Desempenho no jogo de simulação de marketing, com um peso de 50% na nota final; – Relatório do jogo de simulação de marketing, com um peso de 50% na nota final.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a: a) Compreender o funcionamento do jogo de simulação de marketing;

b)  Tomar decisões estratégicas de marketing;

c)  Tomar decisões operacionais de marketing;

d)  Orçamentar as ações de marketing e prever resultados;

e)  Avaliar o resultado das decisões tomadas;

f)   Formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Introdução à simulação de marketing

2. Decisões estratégicas

3. Decisões operacionais

4. Orçamentação e previsão de resultados

5. Avaliação da performance

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing (14.ª edição). São Paulo: Pearson.

Mason, C., & Perreault Jr., W. D. (2002). The marketing game! (3rd edition). New York: McGraw-Hill.