Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos deverão possuir bons conhecimentos de:
– Contabilidade Financeira
– Contabilidade de Gestão
– Fiscalidade
– Direito do trabalho
– Direito das sociedades
Métodos de Ensino
Os alunos organizam-se previamente em grupos de três ou quatro elementos, estando afeta a cada grupo a gestão de uma empresa virtual, em ambiente de simulação empresarial.
As empresas a criar serão preferencialmente do setor dos serviços e deve procurar-se a existência de complementaridade entre elas.
As empresas iniciarão a sua atividade em Novembro do ano n, de modo a que no final do exercício económico os alunos tenham oportunidade de efetuar todos os procedimentos respeitantes à preparação do encerramento do exercício.
No decurso da sua atividade, as empresas gerarão e receberão documentos que serão organizados, classificados e lançados num sistema informático de gestão integrada. A par da gestão corrente, os alunos serão confrontados com desafios de índole contabilística e fiscal, de modo a poderem aplicar na prática, os conhecimentos teóricos entretanto adquiridos em outras unidades curriculares tais como conhecimentos de contabilidade financeira, contabilidade das sociedades, fiscalidade, direito comercial, direito do trabalho, entre outras.
As aulas decorrerão em salas de informática, onde cada grupo de 3/4 alunos terá acesso a dois computadores e respetivo software integrado de gestão. A partir da introdução de dados produzir-se-ão documentos de uso externo e interno, e obter-se-ão demonstrações e mapas de análise. Deste trabalho resultarão outputs, gerados pelos diferentes módulos do software, que serão organizados e arquivados num dossier.
O docente para além de efetuar uma breve abordagem aos conceitos mais relevantes no âmbito das tarefas a executar, nomeadamente nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Direito do Trabalho, Direito das Sociedades e Gestão, combinará explicações teóricas da arquitetura de um programa informático de gestão integrado com a exemplificação prática no software escolhido para apoio às aulas Simulação Empresarial I.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se atingir os seguintes objetivos:
•Sensibilizar os alunos para a relevância da utilização das tecnologias da informação na condução da gestão
empresarial;
•Dar a conhecer os procedimentos de constituição de empresas;
•Utilizar e perceber um tipo de software que permita produzir documentos de uso interno e externo bem
como elaborar mapas de controlo e análise e as demonstrações financeiras;
•Sensibilizar os alunos para a análise critica dos outputs gerados pelo software.
•Promover o trabalho em equipa;
•Dotar os alunos de ferramentas úteis e imprescindíveis à simulação de um ambiente empresarial.
No final do semestre, os alunos deverão estar aptos a:
• Desenvolver uma ideia de negócio e acompanhar processualmente a constituição de uma empresa;
• Conhecer o software de gestão integrada (ERP) de modo a permitir a articulação e a coerência de dados entre
os diversos módulos do software;
• Parametrizar um ERP de forma a produzir registos contabilísticos automáticos;
• Produzir e analisar registos contabilísticos produzidos automaticamente;
• Fazer o encerramento contabilístico mensal através do uso de um ERP;
• Organizar os documentos contabilísticos em diários;
• Saber interpretar e analisar as diversas listagens e peças contabilísticas, nomeadamente, extratos de contas, diários, balancetes do razão, balancetes analíticos;
• Compreender os procedimentos e as fases de encerramento das contas;
• Integrar uma equipa de trabalho numa organização real.
Programa
1. Objetivos da simulação empresarial
2. Apresentação do programa informático
3. Criação de uma atividade empresarial
3.1. Trâmites na constituição de uma sociedade comercial
3.2. Cumprimento de obrigações necessárias ao início da atividade
3.3. Organização da empresa, tendo presentes os condicionalismos de uma atividade concreta, nomeadamente quanto a:
3.3.1. Organização da contabilidade nos termos dos planos de contas oficialmente aplicáveis, desde a receção dos documentos até ao seu arquivo, classificação e registo
3.3.2. Práticas de controlo interno.
3.4 Plano de Negócios
4. Simulação de situações que permitam o registo de operações e o cumprimento de obrigações legais ao longo dos últimos dois meses do exercício económico (Nov. e Dez.).
4.1. Criação de documentos de suporte
4.2. Identificação e acompanhamento relativo à resolução de questões da organização, com o recurso a contactos com os serviços relacionados com a profissão de Contabilista Certificado
4.3. Classificação e registo contabilístico de operações correntes:
- Compras e vendas
- Pagamentos e Recebimentos
- Processamentos de Remunerações
- Compra e Venda de Imobilizado
- Operações não correntes (Desafios)
5. Preparação dos outputs de índole contabilística
5.1. Revisão das operações contabilísticas (Balancete de Verificação em 31/12/2024)
5.2. Correções e ajustamentos do exercício com vista à obtenção do Balancete Retificado
5.3. Preparação dos outputs contabilísticos de base.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental:
Livros:
Borges, A., Rodrigues, R., & Rodrigues, J. A. (2021). Elementos de Contabilidade Geral (27a ed.). Editora Áreas.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E., & Neiva, J. (2022). Análise Financeira: Teoria e Prática-Aplicação no âmbito do SNC (6a ed.). Edições Silabo.
Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro: Uma visão Integrada de Gestão. Texto Editores.
Bibliografia Legislação e outros elementos:
Diretrizes Contabilísticas, SNC explicado e Manual do ROC
Códigos tributários (Código do IVA, Código do IRS e Código do IRC)
Código do Trabalho
Regulamento da Segurança Social
Decreto Regulamentar 25/2009
Decreto-Lei nº 31/98
Bibliografia Complementar:
Lopes, A. i., Morais, A. I., & Lourenço, I. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira: Teoria e Casos (3a ed.). Edições Silabo.