Simulação Empresarial II-Marketing

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos pensem os vários problemas do marketing de forma integrada, evidenciando a natureza
sistémica das suas decisões. Procura-se, assim, alicerçar o raciocínio e competências analíticas dos alunos sendo
estes confrontados com situações tão próximas quanto possível da realidade, em que tenham, face a um contexto
dinâmico e, por vezes ambíguo, de identificar situações, aplicar conhecimentos, antecipar evoluções, tomar
decisões, colher resultados e retirar ensinamentos.
Os alunos devem tomar decisões que vão desde a formulação de estratégias globais, até ao planeamento funcional
do marketing, sobretudo centrado nas decisões de marketing (extensamente exploradas), bem como nas funções
da produção. Esta experiência “real” de interligação entre funções na empresa será muito importante, dado o
carácter abrangente e integrador da simulação, bem como a experiência na gestão e participação num grupo de
trabalho.

Programa

1 – Conceitos fundamentais de Marketing
1.1. Breve revisão de conceitos fundamentais de marketing
1.2. As ligações do marketing às outras áreas funcionais
1.3 Da estratégia da empresa ao marketing estratégico.
1.4. Métodos de simulação em marketing.
2- O Simulador e a simulação em marketing
2.1. Introdução ao simulador
2.2. Primeiras simulações e análise das decisões experimentais
2.3. Consolidação do conhecimento do jogo e início.
2.4. Decisões no simulador e implementação da política de marketing na empresa.
2. 5. Análise dos resultados das decisões em oito anos sucessivos e sua discussão.
2.6. Balanço do jogo e síntese da aprendizagem.
3- Simulação em marketing com casos
3.1. Caso I: processo de lançamento de um novo produto.
3.2. Caso II: internacionalização e marca.
4- O Plano de marketing
4.1. O plano de marketing como instrumento de gestão do marketing.
4.2. Preparação de um plano de marketing.
4.3. Aplicação do Plano de marketing à realidade empresarial

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Augusto, Mário (2006) Política de dividendos e estrutura do capital. Respostas e dúvidas do estado da arte,
Imprensa da Universidade de Coimbra.
Chapman, R G BRANDMAPS (2002) The Competitive Marketing Strategy, New York: Prentice Hall.
Cravens De Piercy (2006) Strategic Marketing, New York: McGraw-Hill.
Hooley G, Saunders J A e Piercy N F (2005) Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo, Brasil: Pearson
Education.
Lambin J J (2000) Marketing Estratégico, Lisboa: McGraw-Hill.
Kotler P (2006) Marketing Management, New York: Prentice-Hall.
Johnson, Gerry; Scholes, Kevan e Whittington, Richard (2008) Exploring corporate strategy: text and cases, New
York: Prentice Hall.
Mason, C e Perreault Jr W (2001) The Marketing Game, New York: McGraw-Hill.
Apontamentos da disciplina (desenvolvidos pela docente à medida que se desenrola o semestre)