Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing, Estratégia Empresarial, Gestão Comercial .
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, com recurso ao simulador SIMBRAND da CESIM. Análise e discussão das decisões tomadas pelas diferentes equipas em cada uma das jogadas da simulação.
Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos com antecedência.
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Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos pensem os vários problemas do marketing de forma integrada, evidenciando a natureza
sistémica das suas decisões. Procura-se, assim, alicerçar o raciocínio e competências analíticas dos alunos sendo
estes confrontados com situações tão próximas quanto possível da realidade, em que tenham, face a um contexto
dinâmico e, por vezes ambíguo, de identificar situações, aplicar conhecimentos, antecipar evoluções, tomar
decisões, colher resultados e retirar ensinamentos.
Os alunos devem tomar decisões que vão desde a formulação de estratégias globais, até ao planeamento funcional
do marketing, sobretudo centrado nas decisões de marketing (extensamente exploradas), bem como nas funções
da produção. Esta experiência “real” de interligação entre funções na empresa será muito importante, dado o
carácter abrangente e integrador da simulação, bem como a experiência na gestão e participação num grupo de
trabalho.
Programa
1 – Conceitos fundamentais de Marketing
1.1. Breve revisão de conceitos fundamentais de marketing
1.2. As ligações do marketing às outras áreas funcionais
1.3 Da estratégia da empresa ao marketing estratégico.
1.4. Métodos de simulação em marketing.
2- O Simulador e a simulação em marketing
2.1. Introdução ao simulador
2.2. Primeiras simulações e análise das decisões experimentais
2.3. Consolidação do conhecimento do jogo e início.
2.4. Decisões no simulador e implementação da política de marketing na empresa.
2. 5. Análise dos resultados das decisões em oito anos sucessivos e sua discussão.
2.6. Balanço do jogo e síntese da aprendizagem.
3- Simulação em marketing com casos
3.1. Caso I: processo de lançamento de um novo produto.
3.2. Caso II: internacionalização e marca.
4- O Plano de marketing
4.1. O plano de marketing como instrumento de gestão do marketing.
4.2. Preparação de um plano de marketing.
4.3. Aplicação do Plano de marketing à realidade empresarial
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dibb, S. e Simpkin, L. (2008), Marketing Planning, A workbook for marketing managers, 1st. ed., South-Western, Cengage.
Hambrick, Donald e Fredrickson, James (2001) “Are you sure you have a strategy”, Academy of Management Executive, Vol 15, nº 4, pags. 48 a 59
Lehmann, D. e Winer, R. (2007) Analysis for Marketing Planning, 7th ed., McGraw-Hill.
Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, JV (2015) Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote.
Manuais de Referência do SimBrand (disponíveis na área da UC no InforEstudante)
Wood, M. (2014) The Marketing Plan Handbook, 5th ed., Pearson, Prentice-Hall.