Métodos de Ensino
As metodologias de ensino terão como base a realização de aulas de carácter teórico-prático em que os alunos deverão utilizar exercícios em alguns casos com uso de computador.
A avaliação inclui provas teóricas e provas práticas. Nas provas práticas os alunos deverão ser capazes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma a poderem tomar decisões na área da gestão do montado, o sistema agro-florestal mais expandido em Portugal. Será ainda realizado um trabalho prático destinado a avaliar o trabalho de descortiçamento realizado em sobreiros na mata do Campus da ESAC/IPC.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC o aluno deverá:
Dominar os conceitos e as técnicas relacionados com a gestão e a exploração do arvoredo e das pastagens no sistema montado.
Integrar os aspectos ligados à gestão do arvoredo com os aspectos associados à gestão do pastoreio numa perspectiva de sustentabilidade dos recursos associados.
Conhece os aspectos relacionados com o pastoreio da vegetação espontânea, integrando os conceitos associados à defesa da floresta contra incêndios (DFCI).
Programa
1. A realidade e as potencialidades dos SA-F.
2. O design e as formas de avaliação de sistemas praticados em zonas mediterrânicas.
3. O design e as formas de avaliação de sistemas praticados em zonas tropicais e subtropicais.
4. A constituição e as formas elementares de valorização dos alimentos utilizados pelos animais que integram SA-F;
5. Os sistemas digestivos das principais espécies pecuárias e o tipo de alimentos que preferencialmente utilizam;
6. Os mecanismos fisiológicos e as características agronómicas que sustentam a adaptabilidade das espécies pratenses a diferentes diferentes condições ambientais;
7. Estabelece programas de gestão do pastoreio no montado.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• MACDICKEN, K., VERGARA, N., 1990. Agroforestry: classification and management. John Wiley & Sons, Inc., New York.
• MORENO MARCOS, G., OBRADOR, J., GARCIA, E. , CUBERA, E., MONTERO, M.,PULIDO, F., DUPRAZ, C., 2007. Driving competitive and facilitative interactions in oak dehesas through management practices. Agroforestry Systems 70 (1): 25-40.
• NAIR, R., 1993. An Introduction to Agroforestry. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht.
• PALMA, J.H.N., 2006. Integrated assessment of silvoarable agroforestry at landscape scale. PhD Tesis, Wageningen University.
• D.G.FLORESTAS, 1998. Plano de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Portuguesa. MADRP, Lisboa.
• LOPES, J. 2000. Gestão Florestal Sustentável. Estudo de Aplicação de Indicadores de Sustentabilidade numa Área Florestal do Concelho de Mortágua. Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de Estudos Geográficos, Coimbra.