Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino
1) Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais
2) Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos
3) Colaborativa, através da realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
a) Reconhecer o processo de decisão em marketing
b) Idenficar as limitações dos profissionais de marketing em lidar com processamento de dados
c) Suportar as decisões em marketing com base em árvores de decisão
d) Reconhecer os métodos de decisão em grupo num departamento de marketing
e) Produzir análises de cenários
f) Identificar as tendências nos sistemas de apoio à decisão em Marketing
g) Operar com dados de marketing através de data mining e business inteligence
Programa
1. A decisão em marketing
2. Limitações dos profissionais de marketing no processamento de dados
3. Árvores de decisão em marketing
4. A decisão de grupo num departamento de marketing
5. Análise de cenários
6. Tendências em sistemas de apoio à decisão em marketing
7. Business intelligence e data mining em marketing
Métodos de Avaliação
- - Teste, sem consulta, onde o aluno não deverá obter nota inferior a 7 valores - 50.0%
- - Trabalho de grupo de pesquisa em marketing, com tema a definir pelo docente, onde o aluno não deverá obter nota inferior a 7 valores - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Carter, M. W., Price C. C., & Rabadi, G. (2019). Operations research, a practical introduction. CRC Press.
– Hillier, F. S., & Lieberaman, G. J. (2020). Introduction to Operations Research (11th ed.). McGrawHill.
– Jesus, F., & Lisboa, J. V. (2020). Introdução à investigação operacional, Vida Económica.
– Mora, M; Forgionne, G.; Gupta, J. (2003). Decision Support Systems: Achievements, Trends and challenges for the new decad. Idea Group Publishing.
– Turban, E., McLean, E. R., & Wetherbe, J. C. (2002). Information technology for management: transforming business in the digital economy. Wiley.
– Santos, M., & Ramos, I. (2017). Business Intelligence – da Informação ao conhecimento. FCA.