Sistemas de e-Business

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular não carece de conhecimento base prévio.

Os temas de introdução respondem e constituem a base de conhecimento.

Métodos de Ensino

As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma
aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica e validada com ferramentas de aplicação prática. O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra bem como a material de estudo desenvolvido pelo docente. O suporte informático local e virtual é importante, está presente em todas as aulas permitindo ao aluno uma variedade de meios no acesso à informação adaptada à realidade digital.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Dotar o aluno de competências cientificas e tecnológicas para analisar, implementar e inovar no mundo
empresarial, lugar onde estes factores são elementos essenciais de liderança e visão estratégica. Os processos de negociação automática revelam-se hoje determinantes num mundo onde os mercados digitais estão em aberto 24 horas por dia. A análise dos modelos e estruturas de suporte destes mercados é fundamental para a estratégia de expansão e reconversão empresarial. Nesta realidade as organizações atravessam uma transformação digital  onde elementos como a computação na nuvem, a inteligência artificial, “Big Data”, Internet das coisas e os “smart contracts” entre outros,  são determinantes na criação de vantagem competitiva em valor acrescentado, produtos e serviços diferenciadores onde as comunidades de clientes participam.

Competências:

Identificar os diferentes modelos e respetivos elementos do negócio digital.

Saber analisar e implementar diferentes estratégias de transformação digital empresarial.

Identificar e saber adaptar a estratégia digital empresarial aos diferentes mercados e às suas características online.

Planear, estruturar e desenvolver conteúdos para as diferentes redes sociais.

Desenvolver aplicações móveis integradas na presença empresarial online.

Utilizar ferramentas de CRM para otimizar e automatizar a gestão do relacionamento com o cliente.

Adquirir competências analíticas no sentido de optimizar as principais métricas de gestão do negócio online.

Programa

1. Introdução.
1.1. Introdução ao negócio digital.
1.2. Modelos de negócio digital.
1.3. Mercados digitais.

2. Estratégia digital e aplicações
2.1. A transformação digital.
2.2. Gestão da cadeia de fornecimento.
2.3. Gestão das aquisições.
2.4. Marketing digital.
2.5. Gestão da relação com o cliente.

3 Projeto de uma presença online: sites web, redes sociais e aplicações móveis.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

        Business in Action 9th Edition, by Courtland L. Bovee (Author), John V. Thill (Author), Pearson; 9th Edition (January 2, 2019), ISBN-13: 978-0135175477
        E-Commerce 2019: Business, Technology and Society, 15th Edition, Kenneth C. Laudon, New York University, Carol Guercio Traver, New York University – ISBN-13: 978-0134998459
        Business Communication Essentials: Fundamental Skills for the Mobile-Digital-Social Workplace, Kindle Edition, Courtland L. Bovee , John V. Thill, ASIN: B07Z1FZ1C5
      Management Information Systems: Managing the Digital Firm (16th Edition) 16th Edition, Kenneth C. Laudon , Jane P. Laudon, ISBN-13: 978-0135191798
        Marketing 4.0 -2017 – Philip Kotler, Hermawan Kartajava e Iwan Setiawan – isbn – 9789896942083
        Digital Business & E-Commerce Management, 6th ed. Strategy Implementation & Practice Illustrated Edition,Dave Chaffey, ISBN-13: 978-0273786542
        Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World (2nd Edition) (Que Biz-Tech),Chuck Hemann, Ken Burbary,2018,ISBN-13: 978-0789759603