Sistemas de Informação Empresariais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pressupostos

Métodos de Ensino

A unidade curricuIar desenroIa-se em torno da análise do sistema de informação de uma organização e na elaboração de propostas de melhoria. Nas auIas serão apresentados os temas Ieccionados (Powerpoint e vídeos), assim como os materiais de apoio ao estudo (por exemplo, casos de estudo). Por sua vez, o trabalho prático será apoiado em reuniões de progresso de forma a esclarecer dúvidas e orientar o desenrolar das actividades.

Metodologias de aprendizagem activas serão usadas como forma de fomentar a discussão sobre vários tópicos.

 

Resultados de Aprendizagem

O papel dos sistemas de informação nas instituições torna premente a abordagem das suas dimensões organizacionais, tecnológicas e operacionais, de forma a perceber a sua relevância para os modelos de negócio actuais. Neste contexto, diversos sistemas de informação empresariais podem ser implementados para suportar os processos de negócio e os emergentes ecossistemas digitais. Em muitos casos, os sistemas de informação permitem redesenhar as organizações e a sua interação com os parceiros de negócio. Esta unidade curricular abordará a especificação, desenho e implementação de processos suportados por tecnologias de informação emergentes e arquiteturas empresariais.

Serão abordadas soluções como ERP (Enterprise Resourse Planning), CRM (Customer Relationship Management), SCM (Supply Chain Management), HCM (Human Capital Management), entre outras plataformas que estão a guiar a transformação digital e a indústria 4.0.

No final da unidade curricular pretende-se que os alunos consigam:

  •  Conhecer os principais componentes tecnológicos dos sistemas de informação
  •  Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas actividades e criar vantagens competitivas
  •  Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações
  •  Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação
  •  Analisar o sistema de informação existente numa organização real e propor a aplicação de soluções de software empresas a organizações reais.

Programa

  • Sistemas de Informação Empresariais
  • Global E-business
  • Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia (CRM, ERP, SCM)
  • Integração de Aplicações Empresariais
  • Modelação Organizacional, objetivos e ferramentas
  • Gestão de Processos de Negócio (BPM)
  • Arquiteturas Empresariais e Engenharia Organizacional
  • Transformação Digital e Indústria 4.0

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Laudon, K., & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: managing the Digital Firm (12th ed.). Pearson: 1A-13-64 (ISEC) – 17354