Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pressupostos
Métodos de Ensino
A unidade curricuIar desenroIa-se em torno da análise do sistema de informação de uma organização e na elaboração de propostas de melhoria. Nas auIas serão apresentados os temas Ieccionados (Powerpoint e vídeos), assim como os materiais de apoio ao estudo (por exemplo, casos de estudo). Por sua vez, o trabalho prático será apoiado em reuniões de progresso de forma a esclarecer dúvidas e orientar o desenrolar das actividades.
Metodologias de aprendizagem activas serão usadas como forma de fomentar a discussão sobre vários tópicos.
Resultados de Aprendizagem
O papel dos sistemas de informação nas instituições torna premente a abordagem das suas dimensões organizacionais, tecnológicas e operacionais, de forma a perceber a sua relevância para os modelos de negócio actuais. Neste contexto, diversos sistemas de informação empresariais podem ser implementados para suportar os processos de negócio e os emergentes ecossistemas digitais. Em muitos casos, os sistemas de informação permitem redesenhar as organizações e a sua interação com os parceiros de negócio. Esta unidade curricular abordará a especificação, desenho e implementação de processos suportados por tecnologias de informação emergentes e arquiteturas empresariais.
Serão abordadas soluções como ERP (Enterprise Resourse Planning), CRM (Customer Relationship Management), SCM (Supply Chain Management), HCM (Human Capital Management), entre outras plataformas que estão a guiar a transformação digital e a indústria 4.0.
No final da unidade curricular pretende-se que os alunos consigam:
- Conhecer os principais componentes tecnológicos dos sistemas de informação
- Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas actividades e criar vantagens competitivas
- Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações
- Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação
- Analisar o sistema de informação existente numa organização real e propor a aplicação de soluções de software empresas a organizações reais.
Programa
- Sistemas de Informação Empresariais
- Global E-business
- Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia (CRM, ERP, SCM)
- Integração de Aplicações Empresariais
- Modelação Organizacional, objetivos e ferramentas
- Gestão de Processos de Negócio (BPM)
- Arquiteturas Empresariais e Engenharia Organizacional
- Transformação Digital e Indústria 4.0
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Laudon, K., & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: managing the Digital Firm (12th ed.). Pearson: 1A-13-64 (ISEC) – 17354