Sistemas de Informação I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricuIar desenroIa-se em torno da análise do sistema de informação de uma organização e na elaboração de propostas de melhoria. Nas auIas teóricas são apresentados os temas Ieccionados (Powerpoint e vídeos), assim como os materiais de apoio ao estudo (por exemplo, casos de estudo). Nas auIas laboratoriais é reaIizado o trabalho prático, apoiado em reuniões de progresso de forma a escIarecer dúvidas e orientar o desenroIar das actividades.

Resultados de Aprendizagem

O papel dos sistemas de informação nas instituições torna premente a abordagem das suas dimensões organizacionais, tecnológicas e operacionais, de forma a perceber a sua relevância para os modelos de negócio actuais. É fundamental perceber como os sistemas de informação auxiliam as empresas a tornarem-se mais competitivas, considerando as questões éticas e sociais levantadas pela sua utilização generalizada. No final da unidade curricular pretende-se que os alunos consigam:

  • Conhecer os principais componentes tecnológicos dos sistemas de informação
  • Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas actividades e criar vantagens competitivas
  • Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações
  • Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação
  • Compreender como assegurar a segurança dos sistemas de informação, tendo em consideração a componente tecnológica e humana
  • Considerar questões éticas dos sistemas de informação
  • Analisar o sistema de informação existente numa organização real e propor melhorias
  • Aplicar conceitos teóricos de SI a empresas reais.

Programa

 

  • Sistemas de Informação Empresariais
  • Global E-business e Colaboração
  • Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia
  • Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação
  • Segurança nos Sistemas de Informação
  • Excelência Operacional e Relações com Clientes
  • E-commerce
  • Gestão do Conhecimento
  • Suporte à Tomada de Decisão
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação
  • Gestão de Projetos de Sistemas de Informação
  • Gestão de Sistemas de Informação globais

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Laudon, K., & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: managing the Digital Firm (12th ed.)Pearson: 1A-13-64 (ISEC) – 17354