Conhecimentos de Base Recomendados
Não estão definidas quaisquer precedências relativamente a outras disciplinas e nem são especificados conhecimentos base recomendados.
Métodos de Ensino
As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático e a metodologia de ensino incluirá diversos métodos pedagógicos, respetivamente o método expositivo, demonstrativo e o da aprendizagem baseada em projetos.
O método expositivo será utilizado para a apresentação dos conceitos e principais conteúdos da unidade curricular. O docente organiza e expõe oralmente os conteúdos, estruturando o raciocínio e o resultado a obter. Esta exposição será feita com suporte a diapositivos, os quais serão posteriormente disponibilizados aos alunos. Esta exposição será complementada com algumas referências disponibilizadas.
O método demonstrativo será utilizado para exemplificar algumas aplicações de conceitos e de diversos tipos de diagramas da linguagem de modelação UML. Com base no enunciado de diversas folhas práticas disponibilizadas, o professor partilha o seu saber-fazer e demonstra e auxilia os alunos na sua execução, para que estes efetuem com sucesso o que aí é solicitado, por vezes em papel e também em computador, em particular, modelando sistemas de informação com variados tipos de diagramas UML através da ferramenta Visual Paradigm.
O método da aprendizagem baseada em projetos (ABP) será utilizado para a construção de conhecimento por intermédio de um trabalho longo e contínuo de estudo, cujo propósito é atender a um desafio/problema que consiste resumidamente em escolher uma organização, que será analisada e usada para aplicar conceitos e técnicas apreendidas na teoria e na especificação de requisitos de um software de um sistema de informação proposto para essa organização.
Resultados de Aprendizagem
- Adoção de boas práticas associadas à análise e especificação de requisitos de software
- Aprofundamento da capacidade de análise e de modelação de diversas caraterísticas estruturais ou comportamentais de sistemas de informação, através da Linguagem de Modelação Unificada (UML)
- Desenvolvimento de competências de análise aplicadas na modelação de casos práticos usando tipos de diagramas apropriados da UML
- Desenvolvimento de projeto que consolide as competências do processo iterativo de desenvolvimento de requisitos de software, designadamente a elicitação, análise, especificação e validação de requisitos de software
- Sensibilização para o enquadramento proposto pela norma internacional ISO/IEC 12207 aos processos de desenvolvimento de um produto de software e à sua respetiva terminologia
Programa
A. Processos no desenvolvimento dum sistema de informação segundo a norma ISO 12207
1. Os processos fundamentais
2. Os processos de apoio
3. Os processos organizacionais
B. Análise e especificação de requisitos de software
1. Introdução
2. Descrição geral
3. Características do sistema
4. Requisitos de interface externo
5. Requisitos não funcionais
6. Outros requisitos
C. Linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language)
1. Introdução
2. Abstrações de modelação
3. Conceitos usados
4. Diagramas utilizados
– Diagramas de Casos de Uso
– Diagramas de Pacotes
– Diagramas de Atividades
– Diagramas de Interação
– Diagramas de Estados
– Diagramas de Classes
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Amaral, L., Varajão, J. (2000). Planeamento de Sistemas de Informação: FCA Editora de Informática
- Belfo, Fernando. (2012). Especificação de Requisitos de Software. Provas Públicas para Avaliação das Competências Pedagógicas e Técnico-Científicas. Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Coimbra.
- Bocij, P., Greasley, A. e Hickie, S. (2008). Business Information Systems: Technology, Development and Management: Pearson Education
- Cook, D. e Dupaix, L. (1999). A Gentle Introduction to software Engineering: Computer Resources Support Improvement Program
- International Organization for Standardization and International Electrotechnical Commission (1995). ISO-IEC 12207 Standard – Software Life Cycle Processes, Joint Technical Committee
- Kroenke, D. (1989). Management Information Systems: McGraw-Hill International Editions
- Larman, C. (2005). Applying, UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development. New Jersey: Persion Eduction.
- Layzell, P. e Loucopoulos, P. (1989). System Analysis and development: Chartell-Bratt (Publishing and Training) Ldt. Bromley, U.K.
- Lucas, H. (1984). The analysis, design and implementation of information systems: McGraw-Hill Book Company
- Mauro, N. e O´Neil, H. (2004). Fundamental de UML: Editora FCA
- McLeod, Jr. (1994). Information Systems Concepts: MacMillen Publishing Company
- O´Neil, H., Mauro, N. e Ramos, P. (2010). Exercícios de UML: Editora FCA
- Wideman, R. (2003). Software development and linearity: ICF AI Press