Sistemas de Produção Sustentáveis e Regenerativos

Métodos de Ensino

Na concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas para os alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
2. Acompanhamento da realização de um trabalho de grupo sobre o itinerário técnico de uma cultura ou sistema de produção de uma exploração; e proposta de resolução de alguma problemática introduzida pelos atores envolvidos no setor agrícola , os trabalhos serão apresentados e discutidos na aula;
3. Serão realizadas visitas de estudo ou convite aos atores envolvidos na área sempre que seja possível.

Resultados de Aprendizagem

1- Entender o conceito de sustentabilidade e a interligação entre sistemas produtivos e alimentares de uma escala nacional a global, tendo em conta fatores: culturais, sociais, ambientais e económicos;
2- Conhece a génese e distingue Agricultura: Tradicional, Convencional, Proteção e Produção Integrada, Biológica, Orgânica, Ecológica, Biodinâmica, Natural, Regenerativa, de Conservação, Agroecológicos e Sistemas Agroflorestais de Sucessão.
3- Descreve práticas agrícolas a nível da exploração, incluindo a gestão agroecológica, princípios e práticas utilizadas para reduzir a degradação ambiental.
4- Conhece as políticas agroambientais utilizadas para manter as terras agrícolas em produção bem como a integração das prioridades agrícolas na interface urbana e rural.
5- Conhece as normas legislativas aplicadas relativas à AB, regras de Proteção e Produção Integradas, códigos de boas práticas agrícolas e sistemas de certificação.

Programa

1- O conceito de sustentabilidade e a interligação entre sistemas produtivos e alimentares de uma escala nacional a global, tendo em conta fatores: culturais, sociais, ambientais e económicos;
2- Génese e comparação entre Agricultura: Tradicional, Convencional, Proteção e Produção Integrada, Biológica, Orgânica, Ecológica, Biodinâmica, Natural, Regenerativa, de Conservação, Agroecológicos e Sistemas Agroflorestais de Sucessão.
3- Práticas agrícolas a nível da exploração, incluindo a gestão agroecológica, princípios e práticas utilizadas para reduzir a degradação ambiental.
4- As políticas agroambientais utilizadas para manter as terras agrícolas em produção bem como a integração das prioridades agrícolas na interface urbana e rural.
5- As normas legislativas aplicadas relativas à AB, regras de Proteção e Produção Integradas, códigos de boas práticas agrícolas e sistemas de certificação.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Altieri, M.A. (2000). Agroecology: Principles and Strategies for Designing Sustainable Farming Systems. Hayworth Press, New York
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Diversos artigos científicos e sítios nacionais e internacionais de FAO, EIP-AGRI, DG AGRI, DG SANTE, DGAV, DGADR, IFOAM, FAO
FERREIRA, J.C. et al (2021) Boas Práticas Agrícolas Para o Solo e Para o Clima. Agricultura Biológica – Livro 1. AGROBOOK. ISBN 9789899017511
Herrero, M. et al. (2020) Innovation can accelerate the transition towards a sustainable food system. Nature Food 1 266-272.
https://doi.org/10.1038/s43016-020-0074-1. OECD (2020) Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2020. OECD Publishing, Paris.
LAMPKIN, N. (1990). Organic Farming. Farming Press Books, Ipswich, 701 p.