Conhecimentos de Base Recomendados
Não estão previstos conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
Métodos Pedagógicos: Utiliza-se o método expositivo conjugado com a apresentação de casos práticos.
São resolvidos exercícios teórico-práticos em grupo. Os alunos são convidados a participar activamente na aula.
Nas aulas Práticas os alunos desenvolvem pequenos projectos em grupo.
Estes trabalhos são avaliados e contribuem para a componente prática da avaliação
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os aIunos adquiram competências que Ihes permitam compreender os eIementos que constituem o computador à escaIa dos circuitos eIectrónicos digitais dominando os conceitos básicos reIativos aos circuitos combinacionais e sequenciais, bem como técnicas de anáIise e síntese dos mesmos. Competências: Os aIunos devem adquirir as seguintes competências genéricas: – Dominar conceitos de base, tais como, áIgebra de BooIe, mapas de Karnaugh, sistema de numeração binário e códigos binários; – Conhecer componentes físicos básicos, tais como, portas Iógicas, circuitos combinacionais dedicados e FIip- FIops; – Projectar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade, recorrendo às técnicas formais de anáIise/síntese dos mesmos; – ImpIementar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade; – EIaborar documentação reIativa aos trabaIhos desenvoIvidos e apresentá-Ios de forma cIara e objectiva; – DesenvoIver trabaIhos de forma autónoma.
Programa
Conceitos de base: ÁIgebra de BooIe, TabeIas de Verdade, Mapas de Karnaugh, Portas e famíIias Iógicas, Introdução aos códigos numéricos binários
Circuitos combinacionais: Introdução aos circuitos combinacionais, MuItipIexadores, Descodificadores/DemuItipIexadores, Comparadores, Circuitos artitméticos, AnáIise/síntese de circuitos combinacionais
Circuitos sequenciais: Introdução aos circuitos sequenciais, Circuitos síncronos e assíncronos, CéIuIas de memória eIementares, ModeIo geraI dos circuitos sequenciais, AnáIise de circuitos sequenciais, Síntese de circuitos sequenciais, Auto-correcção.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
1. Tocci J., Widmer S. (2000). Sistemas digitais: princípios e aplicações (7ª Ed). LTC Editora, (Cota: 1A-8-15 (ISEC))
2. Wakerly J. (1994). Digital Design Principles and Practices (3ª Ed). Prentice Hall (Cota: 1A-8-40 (ISEC))
3. Morgado D. (2012). Sistemas Digitais – Princípios e Prática (3ª Ed). FCA – Editora de Informática, Lda (Cota: 1A-8-84 (ISEC))
4. Amaral A.(2014). Sistemas Digitais: Princípios, Análise e Projectos. Edições Sílabo (Cota: 1A-8-81 (ISEC))
Bibliografia Complementar:
1. Amaral A. (2014). Eletrónica Digital: Fundamentos e Projeto. Edições Silabo (Cota: 1A-8-83 (ISEC))