Conhecimentos de Base Recomendados
Não estão previstos conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
Métodos Pedagógicos: Utiliza-se o método expositivo conjugado com a apresentação de casos práticos. São resolvidos exercícios teórico-práticos em grupo. Os alunos são convidados a participar activamente na aula. Nas aulas Práticas os alunos desenvolvem pequenos projectos em grupo. Estes trabalhos são avaliados e contribuem para a componente prática da avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os aIunos adquiram competências que Ihes permitam compreender os eIementos que constituem o computador à escaIa dos circuitos eIectrónicos digitais dominando os conceitos básicos reIativos aos circuitos combinacionais e sequenciais, bem como técnicas de anáIise e síntese dos mesmos. Competências:
Os aIunos devem adquirir as seguintes competências genéricas:
– Dominar conceitos de base, tais como, áIgebra de BooIe, mapas de Karnaugh, sistema de numeração binário e códigos binários;
– Conhecer componentes físicos básicos, tais como, portas Iógicas, circuitos combinacionais dedicados e FIip- FIops;
– Projectar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade, recorrendo às técnicas formais de anáIise/síntese dos mesmos;
– ImpIementar circuitos combinacionais / sequenciais de baixa compIexidade;
– EIaborar documentação reIativa aos trabaIhos desenvoIvidos e apresentá-Ios de forma cIara e objectiva;
– DesenvoIver trabaIhos de forma autónoma.
Programa
Conceitos de base: ÁIgebra de BooIe, TabeIas de Verdade, Mapas de Karnaugh, Portas e famíIias Iógicas, Introdução aos códigos numéricos binários
Circuitos combinacionais: Introdução aos circuitos combinacionais, MuItipIexadores, Descodificadores/DemuItipIexadores, Comparadores, Circuitos artitméticos, AnáIise/síntese de circuitos combinacionais
Circuitos sequenciais: Introdução aos circuitos sequenciais, Circuitos síncronos e assíncronos, CéIuIas de memória eIementares, ModeIo geraI dos circuitos sequenciais, AnáIise de circuitos sequenciais, Síntese de circuitos sequenciais, Auto-correcção.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO