Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Atendendo aos objetivos e conteúdos desta unidade curricular procurar-se-á seguir uma metodologia diversificada procurando, no entanto, privilegiar o trabalho de pesquisa individual e a participação ativa dos alunos.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a resolução de um teste (40%) e a elaboração e discussão de trabalhos (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que terminada esta unidade, o aluno seja capaz de:
– Explicar os conceitos de Sociedade e Cultura;
– Esclarecer o conceito de Identidade Cultural;
– Inferir da importância da Educação (formal e informal) no processo de construção individual e de grupo;
– Compreender as mudanças culturais nas sociedades ao longo dos tempos;
– Assumir a sua responsabilidade como pessoa, como cidadão e como profissional no contexto educativo;
– Analisar criticamente as questões sociais, culturais e éticas que se colocam na sociedade global atual;
– Aplicar os conhecimentos e capacidade de compreensão de forma a evidenciar uma abordagem profissional e cívica;
– Revelar capacidade de compreensão dos problemas sociais e culturais, sendo capaz de construir a sua própria fundamentação e argumentação.
Programa
1. Sociedade, cultura e indivíduo.
– O Homem, a natureza e a sociedade: o Homem como um ser naturalmente cultural.
– Socialização e liberdade individual.
– A construção da(s) Identidade(s). O exemplo português.
– Diversidade cultural: Etnocentrismo e Relativismo Cultural – conceitos e contextualização histórica.
– A sociedade e as minorias: o multiculturalismo na escola e a educação intercultural.
– A mudança cultural hoje: a globalização.
2. Educação e reprodução cultural: o desenvolvimento da literacia e da escolarização como fatores de mudança.
– Alfabetização e escola na modernidade ocidental.
– O processo de escolarização.
– O desenvolvimento do(s) sistema(s) educativo(s). O caso português – escolarização e democratização.
– Problemáticas educativas contemporâneas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Elaboração e discussão de trabalhos - 40.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Azevedo, J. (2007). Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Fundação Manuel Leão
Giddens, A. (2000). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.
Javeau, C. (1998). Lições de Sociologia. Celta Editora.
Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Educa.
Pais, J. M. (1999) Consciência histórica e identidade. Celta editores.
Rodrigues, M. L. (Org.) (2014). 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. 2 volumes. Edições Almedina S. A.
Santos, B. S. (Org.) (2001). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Edições Afrontamento.
Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajetórias escolares. Fundação Calouste Gulbenkian.
Stoer, S. R.; Cortesão, L.; Correia, J. A. (Orgs.) (2001). Transnacionalização da educação. Da crise da educação à “educação” da crise. Edições Afrontamento