Conhecimentos de Base Recomendados
Sendo uma unidade curricular do primeiro ano e primeiro semestre são apenas requeridos os conhecimentos inerentes ao Acesso ao Ensino Superior.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate.
Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a videos, programas informáticos, instrumentos profissionais. Contempla ainda, e sempre que se justifique o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de artigos/textos.
Os alunos terão oportunidade de discutir e tirar dúvidas com o professor dentro do horário programado.
Resultados de Aprendizagem
(I) Entender a Sociologia enquanto ciência
(ii) Reconhecer os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia
(iii) Dotar de conhecimentos que permitam compreender o contexto Sociológico que envolve a Alimentação
(iv) Reconhecer quais os factores sociais que interferem no Comportamento Alimentar
(v) Perceber qual a situação alimentar em Portugal e no Mundo
(vi) Entender os padrões alimentares das Sociedades de consumo, a sua evolução histórica e os factores sociológicos que contribuem para as patologias de ordem alimentar
Programa
1. Introdução à sociologia
1.1 Objecto de estudo das ciências sociais
1.2 Síntese de conceitos centrais em sociologia
2. Evolução da alimentação – contexto sociológico
3. Alimentação e Saúde
3.1 Os conceitos de Alimentação e Saúde
3.2 Ambivalências da Alimentação Quotidiana
3.3 A modernidade alimentar e os seus efeitos para a saúde
4. Os paradoxos da alimentação contemporânea
4.1 Obesidade e Práticas Alimentares
4.1.1 Obesidade como construção social
4.1.2 A obesidade e a medicalização da alimentação quotidiana
5. Distúrbios Alimentares
5.1 Anorexia
5.2 Bulimia
5.3 Outros distúrbios alimentares
6. Riscos e Medos Alimentares
6.1 Insegurança alimentar
6.2 Desperdício alimentar
6.3 Sustentabilidade alimentar
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
FLANDRIM, J.L. & MONTANARI, M. (2001). Historia da Alimentação – 1. Dos primórdios à Idade Média. Lisboa: Terramar.
FLANDRIM & MONTANARI (2001). Historia da Alimentação – 2. Da Idade Média aos tempo actuais. Lisboa: Terramar.
WARIN. M. & BARRETT, P.M. (2004). A sociology of food and nutrition: The social appetite. Australia: John Germov and Lauren Williams.
CÂMARA, F. (2011). Alimentos ao sabor da história – receitas e curiosidades. Portugal: Colares Editora.
Secundária:
GIDDENS, A. (2013). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
CARNEIRO, H. (2003). Comida e sociedade – uma história da alimentação. Elsevier. CAMPUS. Brasil.
POULAIN, JP (2004) Sociologias da Alimentação. Editora da UFSC.
MORRIS, D. (2000). Doença e cultura na era pós-moderna. Portugal: Instituto Piaget.
NUNES, M.; APPOLINARIO, JC; GALVÃO, AL; COUTINHO, W. (2006) Transtornos Alimentares e Obesidade – 2.ª Edição. Artmed Editora, Brasil.
KIPPLE, K. (2008). Uma história saborosa do mundo. Dez milénios de globalização alimentar. Casa das letras. Brasil
MCINTOSH, A. (1996) Sociologies of food and nutrition. New York : Plenum Press, 1996