Sociologia das Organizações

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem desta unidade curricular compreende a exposição oral, exercícios de leitura, reflexão e pesquisa orientada, assim como a realização de trabalhos práticos com exposição oral nas aulas. Tendo em conta a ênfase no desenvolvimento do trabalho em equipa e da capacidade de comunicação, os trabalhos práticos são realizados em grupo, sendo dada especial relevância à sua apresentação e discussão nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

São objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular Sistemas Agrários, que o aluno adquira as
seguintes competências:
1. Conhecer princípios gerais relativos à tipologia, estrutura e gestão das organizações, em particular no que diz respeito aos recursos humanos;
2. Caracterizar processos individuais e dinâmica de grupos;
3. Conhecer as principais abordagens sociológicas do trabalho e das organizações;
4. Enquadrar a realidade portuguesa nos debates actuais sobre o trabalho e as organizações;
5. Debater questões de ética e de responsabilidade social no âmbito da engenharia alimentar.

Programa

a) A Empresa como organização: contexto, estrutura e organização interna. Recrutamento, selecção e formação de pessoal; gestão de carreiras.
b) Os processos individuais: percepção, motivação e processos de aprendizagem. O comportamento em grupo: liderança, trabalho em equipa e comunicação interpessoal. Relações formais e informais nos grupos de trabalho. Gestão de conflitos.
c) A escola clássica das organizações e desenvolvimentos ulteriores. A burocracia e suas disfunções. As abordagens sócio-técnica e contingencial.
d) Impactos dos processos de modernização e de globalização da economia. A flexibilização do trabalho. Poder e cultura nas organizações. As relações de trabalho: actores colectivos, conflitos emergentes, negociação e concertação. Fontes e relações de poder e contra-poder nas organizações.
e) Ética empresarial e ética profissional. Estratégias individuais e estratégias organizacionais. Mercado e responsabilidade social. O terceiro sector em Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame final
  • - Parte prática - 40.0%
  • - Parte teórica - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ABRAMOVICI, N.-B. e outros (1989), Gestão de Recursos Humanos. Editorial presença, Lisboa.
BERNOUX, Philippe (s.d.), A Sociologia das Organizações. Rés-Editora, Porto.
BILHIM, João Abreu de Faria (2001), Teoria Organizacional. Estruturas e Pessoas. Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa.
CABRAL, Manuel Villaverde et al (2000), Trabalho e cidadania. ICS, Lisboa.
DUBAR, Claude (1997), A socialização: construção de identidades sociais e profissionais. Porto Editora, Porto.
FREIRE, J. (2002), Sociologia do Trabalho: Uma Introdução. Edições Afrontamento, Porto.
FRIEDBERG, Erhard (1995), O poder e a regra. Dinâmicas da acção organizada. Instituto Piaget, Lisboa.
GLEGG, Stewart R. (1998), As Organizações Modernas. Celta Editora, Oeiras.
KOVÁCS, Ilona e CASTILHO, Juan José (1998), Novos modelos de produção: trabalho e pessoas, Celta editora, Oeiras.