Solo e Fertilização em Produção Biológica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de geologia e biologia


Knowledge of geology and biology

Métodos de Ensino

As aulas são presenciais e teórico-práticas. Os conceitos teóricos são transmitidos e colocados em prática de acordo com os respetivos protocolos de aulas práticas, não sendo raro aulas de observação mais livre, onde são colocadas várias questões, antes de se iniciar o desenvolvimento de conceitos.

O aluno é interpelado a participar e experimentar a fazer, utilizando-se os recursos que se considerem adequados para promover uma grande dinâmica na aula. Dá-se preferência a trabalhos práticos que sejam apresentados pelo aluno, estimulando o trabalho de equipa e promovendo o à vontade mais ou menos formal exigido em situações de maior exposição pessoal.

É estimulada a presença nas aulas, valorizando-se todos os elementos realizados nas aulas práticas para que a avaliação contínua resulte positiva ao fim do período de avaliação em frequência.


Classes are face-to-face and theoretical-practical. Theoretical concepts are transmitted and put into practice according to the respective protocols of practical classes, often with freer observation classes, where several questions are asked, before starting the development of concepts.

The student is asked to participate and try to do it, using the resources that are considered adequate to promote a great dynamic in the class. Preference is given to practical works that are presented by the student, encouraging teamwork and promoting the more or less formal ease required in situations of greater personal exposure.

Attendance in classes is encouraged, valuing all the elements carried out in practical classes so that continuous assessment is positive at the end of the evaluation period.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a interação entre propriedades físicas, químicas e biológicas do solo;

2. Compreender as intervenções possíveis para se aumentar os níveis de fertilidade do solo;

3. Interpretar os resultados de análises de solos e realizar balanços de nutrientes;

4. Definir planos de fertilização recorrendo aos corretivos e fertilizantes permitidos em PB;

5. Produzir composto equilibrado e incorporá-lo no seu sistema de produção.


 

1. Understand the interaction between physical, chemical and biological properties of the soil;

2. Understand possible interventions to increase soil fertility levels;

3. Interpret the results of soil analysis and perform nutrient balances;

4. Define fertilization plans using correctives and fertilizers allowed in PB;

5. Produce balanced compost and incorporate it into your production system.

Programa

1. Propriedades dos solos. Importância da fertilidade física, química e biológica dos solos

2. Processos de formação e de degradação e/ou perda dos solos

3. Breve caracterização e classificação dos solos portugueses com maior representatividade agrícola

4. Fertilizantes e fertilização

Princípios da nutrição vegetal. Dinâmica dos nutrientes no solo e na planta. Macro e micronutrientes principais. Sintomas de carências.  Análises de solos e interpretação de resultados. Fertilizantes e corretivos em produção biológica

5. O solo em agricultura biológica. 

Gestão da matéria orgânica no solo. Práticas de incorporação da matéria orgânica no solo. Efeito na estrutura e na fertilidade do solo Balanço de nutrientes e planos de fertilização em produção biológica. Práticas para a conservação e formação do solo. Importância do carbono

6. Compostagem

Processo de compostagem. Materiais orgânicos, parâmetros e caracterização do composto. Efeito do composto no solo. Técnicas para a compostagem na exploração em produção biológica


 

1. Soil properties. Importance of physical, chemical and biological soil fertility

2. Processes of formation and degradation and/or loss of soils

3. Brief characterization and classification of Portuguese soils with greater agricultural representation

4. Fertilizers and fertilization Principles of plant nutrition.

Dynamics of nutrients in soil and plant. Main macro and micronutrients. Symptoms of deficiency Soil analysis and interpretation of results. Fertilizers and correctives in organic production

5. Soil in organic farming Management of organic matter in the soil.

Practices of incorporation of organic matter in the soil. Effect on soil structure and fertility Nutrient balance and fertilization plans in organic production. Practices for soil conservation and formation. importance of carbon

6. Composting Composting process.

Organic materials, parameters and compost characterization. Compost effect on soil. Techniques for composting on the farm in organic production

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. (2002)- The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey.

BRITO, L.M.C.M; (2007). “Manual de Compostagem da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima”, Escola Superior Agrária, Instituto Superior de Viana do Castelo

COSTA, J. B. (2004)- Caracterização e Constituição do Solo. 7ªEd., F.C.G., Lisboa.

FERREIRA, J. e outros (2009). As Bases da Agricultura Biológica. Tomo I – Produção Vegetal. Edibio. ISBN 978-972-99697-1-3

GARDINER, D. T., MILLER, R. W. (2004)- Soils in our Environment. Ed.Pearson.New Jersey.

HILLEL, D. (1998)- Environmental Soil Physics. Academic Press. New York

SANTOS,J.Q. (2002) – Fertilização – Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. 3ª Ed. Publicações Europa-América.

TRAUTMANN, N e KRASNY, M. (1997). “Composting in the Classroom: Scientific Inquiry for High School Students”. Online book (http://www.css.cornell.edu/compost/schools.html), Cornell University

VARENNES A. (2003). Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar editora. WIGLEY, T.M.L., SCHIMEL, D. S. (2000)– The Carbon Cycle. Cambridge University Press.