Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.
Avaliação e Componentes a classificar e instrumentos de avaliação:
Módulo 1 – 50% Constituição e propriedades do solo. Fertilidade do solo. Relatório de estudo caso (50%) e teste escrito (50%).
Módulo 2 – 50% Formação e diferenciação do solo. Conservação e degradação do solo. Relatório de estudo de caso (50%) e teste escrito (50%).
Resultados de Aprendizagem
A necessidade de aumentar e melhorar a produção florestal sem degradar o meio ambiente, impõe uma gestão mais controlada dos recursos naturais, em particular o Solo. Esta UC aborda os temas da formação, caracterização, conservação e fertilidade dos solos, erosão e efeito dos fogos florestais. Está estruturada de modo a facultar ao aluno os fundamentos e métodos adequados à aquisição das competências para a correcta utilização do Solo, nomeadamente no âmbito dos ecossistemas florestais.
Esta UC tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
1) Os constituintes e propriedades dos solos e os respectivos efeitos na qualidade do solo.
2) As dinâmicas dos elementos minerais no sistema solo-planta-atmosfera e a importância da fertilidade física, química e biológica dos solos.
3) Os factores e processos gerais responsáveis pela formação e diferenciação dos solos.
4) Os processos degradativos do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria da qualidade do solo.
Programa
Funções dos solos nos ecossistemas terrestres.
Constituintes minerais e orgânicos do solo; Mineralogia do solo; Matéria orgânica e o ciclo do carbono. Propriedades do solo e sua relação com a constituição.
Água do solo: teor, retenção e movimentos em solo saturado e não saturado; disponibilidade de água para as plantas.
Efeitos da constituição e das propriedades do solo no crescimento e desenvolvimento vegetal.
Factores e leis do crescimento vegetal. Ciclo biogeoquímico e balanço dos nutrientes vegetais num ecossistema florestal.
Factores e processos de formação do solo; Horizontes de diagnóstico; Principais tipos de solos.
Tipos de erosão: eólica e hídrica; factores e processos; métodos para combater a erosão e práticas de conservação do solo; equação universal de perda de solo.
Efeitos dos incêndios florestais sobre a estrutura do solo, infiltração da água, concentração de escoamentos e perdas por erosão.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 2 - 50.0%
- - Módulo 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AGASSI, M. – Soil Erosion, Conservation and Rehabilitation. Marcel Dekker, Inc. N. York, 1996.
BRADY, N.C.; WEIL, R.R. – The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey, 2002.
CARDOSO, J. C., BESSA, M. T., MARADO M. B. – Carta de Solos de Portugal (1 : 1 000 000). Agronomia Lusitana 33 : 481 – 602, 1973.
COSTA, J. B. – Caracterização e Constituição do Solo. 7ªEd., F.C.G., Lisboa, 2004.
FISHER, R. F.; BINKLEY, D.- Ecology and Management of Forest Soils. 3ªEd. John Wiley and Sons, 2000.
FOTH, H. D. – Fundamentals of Soil Science. John Wiley and Sons, 1978.
PRITCHETT, W.; FISHER, R.F. – Properties and Management of Forest Soils – 2ª Ed. John Wiley and Sons. NYork, 1987.
RICARDO, R. P. – Génese e Evolução dos Solos. ISA, Lisboa, 1969.
TAM, K. H.- Environmental Soil Science. Marcel Dekker, Inc. New York, 1994.
WIGLEY, T.M.L., SCHIMEL, D. S. – The Carbon Cycle.Cambridge University Press.Cambridge, 2000.