Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórico-prática, sustentando a aquisição de conhecimentos, quer através de exposição, quer da análise de casos e resolução de problemas sustentada em pesquisa científica orientada, assim como trabalhos individuais/grupo.
– Avaliação escrita – 50%
– Trabalhos de grupo (análise de casos, resolução de problemas) – 50%
Notas mínima de 9,5 valores em cada uma das avaliações
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos
– Conhecimentos aprofundados sobre alterações climáticas e sua relação com a biodiversidade e saúde
– Conhecer os ODS e sua aplicação
– Compreender a diferença entre Economia linear e Economia Circular
– Conhecer ferramentas de gestão ambiental e tecnologias limpas e sua integração nas organizações
Aptidões
– Analisar e compreender as alterações climáticas e as suas implicações na biodiversidade e na saúde
– Interpretar e aplicar os ODS em contextos reais
– Distinguir entre Economia Linear e Economia Circular em contexto empresarial real
– Implementar ferramentas de gestão ambiental e tecnologias limpas nas organizações.
Competências
– Desenvolver e aplicar planos de intervenção face às alterações climáticas e seus efeitos
– Aplicar o conhecimento na planificação e implementação dos ODS em contexto organizacional
– Desenvolver ações de promoção de economia circular
– Desenvolver e aplicar planos de implementação das várias ferramentas e tecnologias de gestão ambiental
Programa
1. Alterações climáticas, biodiversidade e saúde;
– Evolução dos indicadores ambientais e contexto atual das alterações climáticas,
– Evolução de indicadores de biodiversidade e saúde ao longo do tempo
2. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
– Definição de desenvolvimento sustentável,
– Apresentação e detalhe dos ODS,
– Indicadores dos ODS,
– Exemplos práticos dos ODS.
3. Economia linear vs Economia Circular;
– Apresentação e comparação entre os dois modelos,
4. Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria);
– Apresentação e aplicação das Normas ISO 14001 e EMAS,
– Aplicação em caso de estudo
5. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) (cálculo de impactes ambientais);
– Apresentação da metodologia de ACV,
– Aplicação das Normas ISO 14040 e ISO 14044 em casos de estudo.
6. Planeamento ambiental – princípios básicos;
– Princípios básicos de planeamento ambiental,
– Aplicação de métodos de planeamento ambiental em casos de estudo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aleixo, Ana “A Saúde e o Planeta” Editora D’Ideias (2022)
Ferreira, José “Economia Circular e Sustentabilidade” Clássica Editora (2021).
Haines, A.; Frumkin, H. “Planetary Health: Safeguarding Human Health and the Environment in the Antropocen” Cambridge University Press. 2021.
Meyers, S.; Frumkin, H. “Planetary Health: Protecting nature to protect ourselves” Island Press. 2020.
Vaz, Sofia “Environment Why read the classics?” Greenleaf Publishing Limited (2012)
ISO 14001:2015 “Environmental management systems — Requirements with guidance for use”, 2015, Switzerland
ISO 14040:2006 “Environmental management — Life cycle assessment — Principles and framework”. 2006, Switzerland
ISO 14044:2006 “Environmental management — Life cycle assessment — Requirements and guidelines”, 2006, Switzerland
Regulamento (UE) 2017/1505 da Comissão, de 28 de agosto de 2017 “Participação voluntária de organizações num sistema comunitário de ecogestão e auditoria”