Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Uma abordagem reflexiva que possibilite aos alunos desenvolver os seus conhecimentos sobre a especificidade dos registos oral e escrito;
– Exercícios práticos que contemplem a variação dos textos e discursos e a sua adequação a diferentes situações de compreensão ou produção, para domínio das principais técnicas naqueles registos;
– Práticas de escrita de documentos técnicos;
– Práticas de oralidade;
– Elaboração de trabalhos sob orientação;
– Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
– Leitura/visionamento de documentos autênticos sobre problemáticas da sociedade atual, consequente análise e debate, com produção textual que evidencie a capacidade de análise crítica, argumentação e fundamentação de opiniões.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado do processo de ensino-aprendizagem o estudante:
1. Desenvolve diversas competências para um bom desempenho académico e profissional, nomeadamente ao nível da compreensão e expressão técnica oral, escrita e audiovisual.
– Reconhece importância da comunicação nas relações interpessoais e socioprofissionais.
– Reconhece e produz diferentes tipologias textuais adequadas à situação de comunicação.
– Recolhe e organiza informação em trabalhos de pesquisa.
– Elabora relatórios técnico-científicos, utilizando regras de estruturação e outras.
– Utiliza suportes audiovisuais para apresentações orais.
– Trabalha em equipa.
2. Desenvolve competências intrapessoais de autonomia que contribuem para uma aprendizagem ativa conducente a:
– Prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.
– Exercer uma cidadania consciente numa sociedade culturalmente diversificada e ambientalmente responsável.
– Utilizar o pensamento crítico para analisar questões, resolver problemas e tomar decisões.
Programa
1 Comunicação nas relações interpessoais e socioprofissionais:
– Características da expressão oral e escrita.
– Erros mais comuns.
– Competências fónica, lexical, sintática, pragmática e extralinguística.
– Adequação do discurso à situação de comunicação;
– Funções e registos da linguagem.
– Coesão e coerência.
– Escuta ativa.
– Resumo e síntese.
– Trabalho de equipa em trabalhos e projetos de investigação.
– Diferentes tipologias textuais e sua correta utilização.
– O relatório técnico-científico: estrutura; tipos de citações, bibliografia, resumos e palavras-chave.
2 Domínio das técnicas de expressão oral e escrita no desenvolvimento pessoal e profissional:
– Leitura, análise e avaliação de documentos sobre temas, factos, experiências ou conteúdos importantes e polémicos da atualidade.
– Praticar debate através da utilização de operadores argumentativos e modalizadores lexicais.
– Produção de textos de resumo ou de síntese, aplicando princípios do pensamento crítico e criativo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2022). APA 7th Referencing Style Guide. Available at https://aut.ac.nz.libguides.com/APA7th
Cunha, M. P. & Rego, A. (2006). Comunicar – Aprenda as Regras de Ouro das Apresentações em Público. Lisboa: D. Quixote.
Franco, A. R.; Almeida, L. S., & Saiz, C. (2014). Pensamiento crítico: Reflexión sobre su lugar en la enseñanza superior. Educatio Siglo XXI, 32(2), 81-96.
Gibbons, B. (2007). Comunicar Com Êxito. Porto: Porto Editora.
IPQ (2001, 2002). NP 405-1.1994 e NP 405-04.2002. Lisboa: IPQ.
Montolio, E. (Dir.) (2014). Manual de Escritura Académica y Profesional (vols I e II). Madrid: Ariel.
Sanches, T.; Lopes, C & Antunes, M. L. (2021). Potenciar a Literacia da Informação no Ensino Superior. O perfil do pensamento crítico.
International Congress on 21st Century Literacies, Portalegre.
Sousa, M. & Batista, C. (2011). Como fazer investigac?ão, dissertac?ões, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor Edições.
Textos coligidos pela docente sobre temas atuais.