Resultados de Aprendizagem
Conceber a língua portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de
representar o mundo e as relações humanas;
Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socioculturais;
Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a actuar eficazmente nas mais variadas
situações de uso.
Programa
Comunicação:
Ato comunicativo – ato interativo:
Componentes do acto comunicativo;
Factores condicionantes do acto comunicativo;
As funções da comunicação.
Comunicação e expressão oral:
Especificidade do modo oral – do discurso espontâneo ao discurso preparado.
Comunicação e expressão escrita:
Etapas do processo redaccional: planificação, textualização e revisão;
Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão e conexão.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CÂMARA JUNIOR, Joaquim Matoso (2002). Manual de Expressão Oral e Escrita. 21ª ed.. Petrópolis: Vozes.
CAMPBELL, John (1993) Técnicas de Expressão Oral. Lisboa, Presença.
FISKE, John (1993) Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto, Asa.
KEENAN, K. (2000) Comunicar. Lisboa, Texto Editora
MATEUS, M.ª Helena Mira, Ana M.ª BRITO, Inês DUARTE, I. Hub FARIA et al. (2003)Gramática da Língua
Portuguesa. 5.ª ed. revista e aumentada. Lisboa, Caminho.
RODRIGUES, Adriano Duarte (2000) Dicionário Breve da Comunicação e da Informação. Lisboa, Ed. Presença.
A First Look at Communication Theory: http://www.afirstlook.com