Técnicas de Comunicação Oral e Escrita II

Conhecimentos de Base Recomendados

A utilização correta da língua portuguesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais elementares é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.

 

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular não se pretende ensinar teorias mas antes desenvolver e aperfeiçoar técnicas e competências de expressão oral e escrita em língua portuguesa.  Desta forma, procura-se responder a um conjunto diversificado de questões, tais como:

  • Enfatizar a importância da comunicação escrita e oral no exercício da cidadania;
  • Conceber a língua portuguesa como maneira de aceder a outras formas de pensar, outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
  • Desenvolver e aprofundar competências gramaticais, discursivas e socioculturais (com relevância na correção e enriquecimento do discurso oral e escrito);
  • Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Programa

  1. Comunicação oral: formal e informal;
  2. Comunicação escrita: vocabulário, redação de textos e planificação;
  3. Técnicas e metodologias para a elaboração de documentos variados:
    1. Relatórios e trabalhos técnicos;
    2. Resumos e atas;
    3. Técnicas e metodologias para a apresentação de relatórios;
  4. Técnicas de comunicação em público.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CUNHA, Celso e Lindley Cintra (1986), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

ESTRELA, Edite, Maria Soares e Maria Leitão (2003), Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.

LOPES, Ana e Conceição Carapinha (2013), Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.

LOPES, Isabel e Ana Peixinho (2011), Acordo Ortográfico 2011. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 

MATEUS, Maria Helena Mira et. al. (2003), Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista e aumentada).

MONTEIRO, Manuel (2015), Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.

PEASE, Allan e Barbara Pease (2006), Linguagem Corporal. Lisboa: Bizâncio.

PINTO, Manuel (2002), Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.

SANTOS, Joana Vieira (2011), Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.

SILVA, Paulo (2012), Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra: Almedina.

Webgrafia

Norma de notação bibliográfica da American Psycological Association APA

http://www.apastyle.org

Dicionário da Língua Portuguesa On-line: Texto Editores Universal.