Conhecimentos de Base Recomendados
A utilização correta da língua portuguesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais elementares é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.
Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.
Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
Nesta Unidade Curricular não se pretende ensinar teorias mas antes desenvolver e aperfeiçoar técnicas e competências de expressão oral e escrita em língua portuguesa. Desta forma, procura-se responder a um conjunto diversificado de questões, tais como:
- Enfatizar a importância da comunicação escrita e oral no exercício da cidadania;
- Conceber a língua portuguesa como maneira de aceder a outras formas de pensar, outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
- Desenvolver e aprofundar competências gramaticais, discursivas e socioculturais (com relevância na correção e enriquecimento do discurso oral e escrito);
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.
Programa
- Comunicação oral: formal e informal;
- Comunicação escrita: vocabulário, redação de textos e planificação;
- Técnicas e metodologias para a elaboração de documentos variados:
- Relatórios e trabalhos técnicos;
- Resumos e atas;
- Técnicas e metodologias para a apresentação de relatórios;
- Técnicas de comunicação em público.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CUNHA, Celso e Lindley Cintra (1986), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
ESTRELA, Edite, Maria Soares e Maria Leitão (2003), Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.
LOPES, Ana e Conceição Carapinha (2013), Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.
LOPES, Isabel e Ana Peixinho (2011), Acordo Ortográfico 2011. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
MATEUS, Maria Helena Mira et. al. (2003), Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista e aumentada).
MONTEIRO, Manuel (2015), Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.
PEASE, Allan e Barbara Pease (2006), Linguagem Corporal. Lisboa: Bizâncio.
PINTO, Manuel (2002), Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.
SANTOS, Joana Vieira (2011), Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.
SILVA, Paulo (2012), Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra: Almedina.
Webgrafia
Norma de notação bibliográfica da American Psycological Association APA
Dicionário da Língua Portuguesa On-line: Texto Editores Universal.