Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a capacidade de procura, organização e gestão da informação;
Promover e ampliar a capacidade de falar em público tendo em conta a situação e o contexto (com preparação
e em improviso);
Planificar estratégias de transmissão da informação, quer em registo oral, quer em registo escrito;
Escrever, adequando a forma aos conteúdos transmitidos e aos respectivos receptores.
Programa
Estrutura de alguns textos fundamentais para um profissional de direção de secretariado e administração:
Formas de correspondência:
1.O memorando
2.A circular;
3.A carta (a estrutura de uma carta de negócios);
4.O telegrama;
5.O fax;
6.O correio electrónico.
Correspondência comercial:
1.Pedidos de informação;
2.Respostas a pedidos de informação;
3.Encomendas;
4.Pagamentos;
5.Queixas e reclamações;
6.Respostas a queixas e reclamações.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ASHLEY, A. (1992) A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford, Oxford University Press.
RODRIGUES, Adriano Duarte (1990) Estratégias da Comunicação. QuestãoComunicacional e Formas de
Sociabilidade. Lisboa, Ed. Presença (3.ª ed.: 2001).
—- (1999) As Técnicas da Comunicação e da Informação. Lisboa, Ed. Presença.
WILSON, James, Maria Teresa Salgado Lameiras e Raquel Maria Correia Cardoso (2004) Manual de
Correspondência: Inglês-Português. Coimbra, Almedina.