Técnicas de Comunicação Oral e Escrita IV

Conhecimentos de Base Recomendados

A utilização correta da língua portuguesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais elementares é essencial para um bom aproveitamento a esta unidade curricular.

 

 

 

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

 

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular não se pretende ensinar teorias mas antes desenvolver e aperfeiçoar técnicas e competências de expressão oral e escrita em língua portuguesa.  Desta forma, procura-se responder a um conjunto diversificado de questões, tais como:

  • Enfatizar a importância da comunicação escrita e oral no exercício da cidadania;
  • Conceber a língua portuguesa como maneira de aceder a outras formas de pensar, outras formas de representar o mundo e as relações humanas;
  • Desenvolver e aprofundar competências gramaticais, discursivas e socioculturais (com relevância na correção e enriquecimento do discurso oral e escrito);
  • Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.

Programa

I. Texto e discurso:

1. A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos;
2. A heterogeneidade composicional dos textos;
3. Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa.

II. Linguagem em contextos de trabalho:

1. Preparação de apresentações formais;
2. Formas de transmitir apresentações formais com confiança e postura adequada a um/a profissional de
secretariado de direção e administração;
3. Reuniões, conferências e representações da empresa;
4. Obstáculos à comunicação: obstáculos à comunicação interpessoal e à comunicação no centro da vida
organizacional;
5. Falar em público/para grupos;
6. Técnicas de redação de textos para diversos suportes de comunicação escrita: folhetos e desdobráveis;
discursos e adaptação escrita de entrevistas; press-releases e dossiers de imprensa; artigos para jornais e
revistas da empresa (newsletters).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria e LEITÃO, Maria (2003), Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.

LOPES, Ana e CARAPINHA, Conceição (2013), Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.

LOPES, Isabel e PEIXINHO, Ana (2011), Acordo Ortográfico 2011. O que mudou no Português Europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 

MONTEIRO, Manuel (2015), Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.

PEASE, Allan e PEASE, Barbara (2006), Linguagem Corporal. Lisboa: Bizâncio.

PINTO, Manuel de C. (2002), Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.

REGO, Arménio e Cunha, Miguel Pina (2006). Comunicar – Aprenda as Regras de Ouro das Apresentações em
Público. Lisboa: Dom Quixote

REI, José Esteves (2002) Comunicação Estratégica. Porto, Estratégias Criativas.

RODRIGUES, Adriano (2000), Dicionário Breve da Comunicação e da Informação. Lisboa: Presença.

SANTOS, Joana Vieira (2011), Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.

SILVA, Paulo (2012), Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra: Almedina.

Webgrafia:

Norma de notação bibliográfica da American Psycological Association APA

http://www.apastyle.org

Dicionário da Língua Portuguesa On-line: Texto Editores Universal

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx