Técnicas de Comunicação Oral e Escrita IV

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver a competência linguística com vista a uma melhor proficiência comunicativa;
Tornar mais explícitas as estratégias para uma comunicaçãoeficaz (oral e escrita) – por um lado, por via de
uma maior consciencialização dos múltiplos ediversificados factores que envolvem e condicionam o ato
comunicativo e, por outro,pela exploração e optimização dos recursos linguísticos disponíveis.

Programa

Texto e discurso:
A multiplicidade e a funcionalidade dos géneros discursivos;
A heterogeneidade composicional dos textos;
Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa.
Linguagem em contextos de trabalho:
1.Preparação de apresentações formais;
2.Formas de transmitir apresentações formais com confiança e postura adequada a um profissional de
secretariado de direção e administração;
3.Reuniões, conferencias e representações da empresa;
4.Obstáculos à comunicação: obstáculos à comunicação interpessoal e à comunicação no centro da vida
organizacional;
5.Falar em público/para grupos;
6.Técnicas de redação de textos para diversos suportes de comunicação escrita: folhetos e desdobráveis;
discursos e adaptação escrita de entrevistas; press-releases e dossiers de imprensa; artigos para jornais e
revistas da empresa (newsletters).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CUNHA, M. P., A. REGO, R. C. CUNHA & C. C. Cardoso (2003) Manual de Comportamento Organizacional e
Gestão. Lisboa, RH Editora.
REGO, Arménio (1999) Comunicação nas Organizações. Lisboa, Edições Sílabo.
—- (2001) Liderança de Reuniões. Lisboa, Edições Sílabo.
REGO, Arménio e Cunha, Miguel Pina (2006). Comunicar – Aprenda as Regras de Ouro das Apresentações em
Público. Lisboa: Dom Quixote
REI, José Esteves (2002) Comunicação Estratégica. Porto, Estratégias Criativas.
URLs de referência:
LabCom– Laboratório de Comunicação on-line: http://www.labcom.ubi.pt/
BOCC – Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação: http://www.bocc.ubi.pt