Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos especializados prévios.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas.
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais atuais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo fundamental da disciplina consiste em promover os conhecimentos teórico-práticos respeitantes à comunicação e gestão construtiva dos conflitos, tendo em conta a realidade organizacional e a negociação a nível de estratégias, táticas e instrumentos de negociação.
Pretende-se identificar os diversos tipos de conflitos e a comunicação associada, geri-los de forma adequada, utilizando habilidades e técnicas de negociação de modo situacional, visando conduzir divergências e convergências de interesses, a bom termo.
Procura-se que os alunos adquiram competências e um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção visando desenvolver conhecimentos (comunicacionais, interpessoais e de psicologia social) para um desempenho eficaz na negociação.
A unidade curricular pretende também desenvolver nos alunos métodos e técnicas eficazes para a utilização destas ferramentas nas organizações.
Programa
1. A comunicação como técnica de expressão
1.1. Importância, tipos e formas de comunicação
1.2. Barreiras comunicacionais: internas e externas
2. O processo comunicacional
2.1. Elementos e etapas do processo
2.2. Estilos comunicacionais
3. Introdução à génese do conflito
3.1. A visão tradicional e atual
3.2. Consequências
4. Conceitos e abordagens sobre o processo do conflito
5. Tipos de conflito
6. O processo de conflito
6.1. A escalada do conflito
7. Técnicas e táticas de resolução do conflito
8. A natureza da negociação e o processo comunicacional
9. Negociação
9.1. Conceito, perspetivas e âmbito
9.2. Estratégia e planeamento
10. A mediação
10.1. Características e eficácia
10.2. O papel do mediador
11. Fases da negociação
12. Comunicação e o processo de negociação: assertividade e influência
13. O papel do líder na gestão de conflitos, como negociador
13.1. Caraterísticas e benefícios
14. Ética e negociação
15. Desenvolvimento de modelos Práticos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, J. C. (2016). Negociação (5ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.
Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (In)competentes Relacionais (2ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha R. C., & Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª Edição). Lisboa, Editora RH.
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação (2ª Ed.). Porto, Edições Asa.
Cunha, P. (Org.) (2004). Mediação – Uma Forma de Resolução Construtiva de Conflitos. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Cunha, P., & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos (2ª Ed.). Edições Universidade
Fernando Pessoa.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa, Escolar Editora.
Jesuino, J. C., (2003). A Negociação: Estratégias e Tácticas. Lisboa, Texto Editora
Lewicki,R., Saunders, D., & Barry, B. (2010). Negotiation (6ª Ed.). McGraw-Hill Irwin
Noronha, M., & Noronha, Z., (2002). Do Conflito à Gestão e à Decisão Negociada. Lisboa, Plátano.
Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática (4ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.