Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende que os alunos adquiriram conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam
preparar e redigir adequadamente os vários tipos de relatórios, tendo por base as normas existentes.
Programa
1 – Conceitos e Objectivos
2 – Como se desenvolve o processo de reporting (objectivos, destinatários e tempestividade)
3 – Normalização para elaboração dos relatórios (IIA, IFAC, AICPA e INTOSAI)
4 – Tipos, estrutura e conteúdos dos relatórios
5 – Técnicas de redacção e apresentação dos relatórios
6 – As melhores práticas e as deficiências mais comuns de Reporting
7 – Tecnologias de informação e o reporting
8 – Marketing do relatório de Auditoria
9 – Reporting on-line
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ECO, U. (1991): Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 5ª ed., Editorial Presença, Lisboa,
ESTRELA, E.; (2006).; Saber escrever uma tese e outros textos. Publicações Dom Quixote.
PEREIRA, A.: Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico (4ª Edição). Edições Sílabo
PEREIRA, A. : Como Apresentar em Público Teses, Relatórios, Comunicações, Usando o PowerPoint. Edições
Sílabo
PERES, P. (2009): Escrever Cartas, Relatórios e Outros Documentos com o MS Word, Editora Sílabo.
SAWYERS, L. B. (2003) : Internal Auditing – The Pratice of Modern Internal Auditing. 5ªth Edition. IIA.
SEARS, Brian P. (2003) : Internal Auditing Manual. Capítulo D/ – Comunicating Results.New York RIA.
STOKES, D. (1989) : Comunicating results. Internal Auditor. Dezembro.pág. a pág. 60-62
WHITHAM, R. B. (1996) : Writing strategies for effective internal audite reports. Internal Auditing. Winter. pág. a
pág. 15-10
Normas para a elaboração relatórios de auditoria: Do IFAC, do AICPA, do IIA, da INTOSAI.