Técnicas e Instrumentos de Reporting

Conhecimentos de Base Recomendados

CONHECIMENTOS DE BASE RECOMENDADOS:

De forma a poder dar cumprimento ao determinado no plano curricular as aulas são teórico/práticas, constituídas por uma apresentação expositiva das matérias a lecionar tendo por base os conhecimentos adquiridos noutros ciclos formativos designadamente:

1 – A utilidade das divulgações para a formação de uma opinião assertiva para a tomada de decisão de quem recorra como fonte de informação aos relatórios produzidos;

2 – Tecnologias de informação existentes que permitem a transmissão do conteúdo dos relatórios;

3 – As formas adequadas de transmissão de mensagens através de gráficos, quadros, tabelas, pictogramas, entre outros.

Métodos de Ensino

A base de conhecimentos práticos e teóricos dos alunos do curso permitem que a sua participação enriqueça a aula e os alunos seus colegas na concretização das estratégias de aprendizagem inter-pares através da inversão do papel do professor dado que são os alunos a ministrar os conteúdos curriculares aos seus colegas.

Os objetivos enunciados na Ficha de Unidade Curricular exigem que os alunos entendam a necessária assertividade que as informações constantes num relatório devem transmitir. Assim, para além da exploração das vertentes teóricas que suportam os assuntos elencados no conteúdo desta unidade curricular, impõe-se o tratamento de casos específicos representativos dos vários tipos de relatórios a produzir através do estudo de casos práticos.

As aulas teórico-Práticas permitem a integração dos conhecimentos teóricos ao necessário saber fazer, vertentes inseparáveis à boa compreensão das matérias em estudo.

Resultados de Aprendizagem

OBJETIVOS :

Esta unidade curricular tem como objetivos, a produção de relatório uteis aos seus leitores para o que se impõe:

1 – Preparação dos elementos a relatar;

2 – Conhecimento das características e objetivos dos destinatários;

3 – Cumprimento das regras de escrita e de citação bibliográfica;

4 – A escolha do meio de transmissão do relatório, se em suporte físico ou em suporte digital;

5 – A importância dos relatórios produzidos para a tomada de decisão dos seus destinatários.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Pretende-se que os alunos adquiriram conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam:

1 – preparar e redigir adequadamente vários tipos de relatórios;

2 – selecionar os meios de divulgação, tendo por base as normas existentes, os objetivos e as características dos seus destinatários;

3 – veicular a informação objeto de cada relatório para os seus destinatários privilegiados. 

Programa

1 – Noções introdutórias

1.1   Conceitos

1.2    Objetivos

2       – Como se desenvolve o processo de reporting

2.1    Objetivos,

2.2   Destinatários

2.3   Tempestividade

3       – Normalização para elaboração dos relatórios

3.1    IIA,

3.2   IFAC,

3.3   AICPA

3.4    INTOSAI)

4       – Partes constituintes de um relatóri

4.1   Tipos de relatórios

4.2   Estrutura dos relatórios

4.3   Conteúdos dos relatórios

5       – Técnicas de redação e apresentação dos relatórios

5.1   Recursos sob a forma de texto

5.2   Recursos sos a forma Gráfica

5.3   Outros Recursos

6       – As melhores práticas e as deficiências mais comuns de Reporting

6.1   Deficiências de conteúdo

6.2   Deficiências de comparabilidade

6.3   Deficiências tempestividade

7       – Tecnologias de informação e o reporting

7.1   IT na produção da informação

7.2   IT na divulgação da informação

8       – Reporting on-line

8.1   Reporting de Informação certificada

8.2   Reporting de Informação não certificada

9       – Marketing do relatório de Auditoria

9.1   Importância da auditoria do ponto de vista da entidade auditada

9.2   Importância da auditoria do ponto de vista dos utilizadores externos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Básica:

ECO, Umberto (1991): Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 5ª ed., Editorial Presença, Lisboa,

ESTRELA, Edite; (2006).; Saber escrever uma tese e outros textos. Publicações Dom Quixote.

PEREIRA, Alexandre: Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico (4ª Edição). Edições Sílabo

PEREIRA, Alexandre: Como Apresentar em Público Teses, Relatórios, Comunicações, Usando o PowerPoint. Edições Sílabo

PERES, Paula (2009): Escrever Cartas, Relatórios e Outros Documentos com o MS Word, Editora Sílabo.

Bibliografia Fundamental:

SAWYERS, Lawrence B. (2003) : Internal Auditing – The Pratice of Modern Internal Auditing. 5ªth Edition. IIA.

SEARS, Brian P. (2003) : Internal Auditing Manual. Capítulo D/ – Comunicating Results.New York RIA.

STOKES, Deborah (1989) : Comunicating results. Internal Auditor. Dezembro.pág. a pág. 60-62

Whitham, Robert B. (1996) : Writing strategies for effective internal audite reports. Internal Auditing. Winter. pág. a pág. 15-10

Normas para a elaboração dos relatórios de auditoria: Do IFAC, do AICPA, do IIA, da INTOSAI.