Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórico-prática, sustentando a aquisição de conhecimentos, quer através de exposição, quer da análise de casos e resolução de problemas sustentada em pesquisa científica orientada. O
desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação de contextos de trabalho.
– Avaliação escrita – 50%
– Trabalhos de grupo (análise de casos, resolução de problemas) – 50%
Notas mínima de 9,5 valores em cada uma das avaliações
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos:
– Referenciais legais,normativos e orientações técnicas aplicáveis em ergonomia.
– Identificar estratégias de análise e intervenção ergonómica do trabalho em sistemas complexos.
– Identificar os riscos ergonómicos, assim como métodos e ferramentas aplicáveis à definição e aplicação de medidas corretivas e preventivas.
Aptidões:
– Interpretar e aplicar os requisitos legais, princípios normativos ou técnico-científicos em ergonomia.
– Planear e implementar procedimentos e técnicas de análise e intervenção ergonómica em situações práticas.
– Elaborar planos de intervenção definindo medidas corretivas e preventivas suportadas no conhecimento técnico-científico.
Competências:
– Atuar em conformidade com legislação,normas e códigos de boas práticas em ergonomia.
– Desenvolver e aplicar planos de intervenção no sentido de obter melhorias nas condições ergonómicas.
– Compreender e aplicar conhecimentos na resolução de novas situações em contextos diversos e multidisciplinares.
Programa
INTRODUÇÃO
– Conceitos, objetivos e metodologia de estudo
– Fatores humanos
– Atividade de trabalho
ANÁLISE DO TRABALHO
– Desenho e validação de instrumentos aplicada a métodos observacionais
– Métodos e técnicas para análise de trabalho
– Design de sistemas em ergonomia
– Prática ergonómica (posturas de trabalho; movimentação manual de cargas)
TÉCNICAS E MÉTODOS DE ANÁLISE ERGONÓMICA
– Carga de trabalho: Medidas subjetivas e de autoavaliação, desempenho e fisiológicas
– Escalas multidimensionais e escalas unidimensionais para medidas de autoavaliação
– Métodos de avaliação de risco ergonómico
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– FARIA, Mário Humberto (2009). A ergonomia em saúde ocupacional [Brochura]: limites e perspectivas. Oeiras: SO – Intervenção em Saúde Ocupacional, s.a.
– SILVA, Aurora; FREITAS, Isabel & LACOMBLEZ, Marianne (1996). Ergonomia e antropometria. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-181-5.
– FREITAS, L. (2008). Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo.
– KROEMER, K. & GRANDJEAN, E. (2005). Adaptando o Trabalho ao Homem (5ª edição).
– Bookman MÁSCULO, F. & VIDAL, M. (2011). Ergonomia: Trabalho adequado e eficiente. Elsevier Editora.
– OLIVEIRA, U. (2017). Noções de Ergonomia: conceitos básicos, legislação aplicada, LER/DORT e manuais técnicos. Saraiva.
– TEIXEIRA, F. (2018). A movimentação manual de cargas, Lisboa: ACT.
– D’ALVA, M. (2015). Ergonomia industrial – Trabalho e transferência de tecnologia. APPRIS