Tecnologia das Fermentações

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomendam-se conhecimentos prévios de cinética enzimática e microbiana e de engenharia bioquímica.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas será feita a exposição geral das matérias a lecionar, e a apresentação de exemplos concretos com aplicação industrial.
Nas aulas práticas de laboratório e oficina tecnológica são apresentados os fundamentos dos trabalhos experimentais a realizar, acompanhados os processos fermentativos em causa, discutidos e interpretados os resultados obtidos e elaborados os respetivos relatórios técnicos. Os estudantes são incentivados a proceder à leitura prévia da bibliografia recomendada, e específica para cada trabalho em particular, e proceder a uma análise crítica e fundamentada dos resultados de acordo com as evidências científicas.

Resultados de Aprendizagem

A UC Tecnologia das Fermentações visa dotar o estudante de conhecimentos sobre os processos fermentativos industriais. Pretende-se que:
1 Conheça os diferentes tipos de fermentações. Identifique os microrganismos utilizados a nível industrial e os produtos obtidos. Compreenda os mecanismos bioquímicos das fermentações.
2 Conheça as tecnologias industriais de produção bioprodutos por fermentação. Identifique os equipamentos utilizados em processos laboratoriais e industriais, e as suas características específicas.
3 Empregue tecnologias de fermentação e de produção de compostos de interesse industrial. Execute em laboratório e à escala piloto processos fermentativos.
4. Caracterize, utilize e controle processos fermentativos.
4 Reconheça e aplique as técnicas de análise, cultivo, e controlo de microrganismos em processos fermentativos. Efetue avaliações quantitativas e qualitativas em termos de evolução da biomassa, substrato e produtos de fermentação nestes sistemas e processos.

Programa

Componente teórica
1. Metabolismo microbiano e aspetos bioquímicos das fermentações (vias bioquímicas). 2. Necessidades nutricionais, modos de condução das fermentações e sistemas industriais utilizados. 3. Fermentações com produção; de álcool (bioetanol – combustível, bebidas fermentadas); de ácidos (láctico, acético, etc); de solventes; de microrganismos com interesse industrial (leveduras, fungos, bactérias, microalgas); de poliésteres bacterianos (PHA e PHB); e de bioinsecticidas (avanços e limitações).
Componente prática
Execução prática de fermentações à escala laboratorial e à escala piloto. Produção de alimentos fermentados (de origem vegetal e de origem animal) com produção de álcool e de ácidos. Produção de microrganismos com interesse industrial (leveduras, fungos, bactérias, microalgas). Produção diversos produtos (pigmentos, antibióticos, esteróides, bioinseticidas). Tratamento biológico de efluentes. Utilização de fermentadores com e sistemas de controlo incorporados.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente teórica - 60.0%
  • - Componente Prática - 40.0%
Avaliação Por Exame
  • - Exame Escrito - 60.0%
  • - Exame Prático - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

LIMA, UA; AQUARONE, E; BORZANI, W.; SCHMIDELL, W. – Processos Fermentativos e Enzimáticos. In Biotecnologia Industrial. São Paulo: Blucher, 2001. ISBN: 978-85-212-0280-6. Vol. III.

MCNEIL, B; HARVEY, LM – Practical Fermentation Technology. England: John Wiley & Sons, Ltd., 2008. ISBN: 978-0-470-01434-9

HUTKINS, RW – Microbiology and Technology of Fermented Foods. 1st Ed, Iowa: Blackwell Publishing, 2006. ISBN-13: 978-0-8138-0018-9

STANSBURY, PF; WHITAKER, A; HALL, SJ -Principles of Fermentation Technology, 2nd ed. London: Hutterword Heinemann, 1995. ISBN: 0750645016