Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede- se à resolução de exercícios em grupo e individualmente.
Os alunos devem realizar trabalhos e respectiva apresentação em sala de aula, de interpretação técnico- científica e pesquisa em grupo.
As aulas também são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da realização dos trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Perceber claramente o papel dos materiais de construção na construção sustentável.
Desenvolver competências sobre os diversos materiais correntes de construção, transmitindo conhecimentos gerais relativos à sua estrutura, produção, comportamento e aplicações.
Compreender as características principais dos diversos materiais, identificando as vantagens e desvantagens de cada um em termos de sustentabilidade e de acordo com a aplicação prevista.
Programa
1. O papel dos materiais de construção na construção sustentável.
2. Ecologia dos materiais de construção. perfis ambientais e critérios de avaliação.
3. Características mássicas e volumétricas; Características mecânicas.
4. Pedras naturais e agregados; Materiais cerâmicos; Vidros; Metais (Produtos siderúrgicos, metais não ferrosos); Madeiras e derivados da madeira; Materiais ligantes (Cimentos normalizados, cal aérea e cal hidráulica, gesso); Adjuvantes; Adições.
5. Argamassas e betões.
6. Materiais sustentáveis.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 70.0%
- - Trabalho - 30.0%
- - Teste 2 - 35.0%
- - Trabalho - 30.0%
- - Teste 1 - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Apontamentos fornecidos pelo docente responsável.
Berge, B. (2009). The ecology of building materials (2.ª ed.). UK: Elsevier.
Torgal, F. P., Jalali, S. (2010). A sustentabilidade dos materiais de construção (2.ª ed.). Portugal: TecMinho.