Tecnologia dos Processos Alimentares I

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão a exposição e revisão de leis, com análise crítica de hipóteses assumidas e simplificações adoptadas nestas leis, e de situações onde a sua aplicação não é inteiramente justificada. Após cada exposição realiza-se pelo menos um exercício para consolidar o que foi apresentado. Uma parte da exposição será usada para apresentar os problemas a resolver no trabalho de grupo e dos aspectos relacionados com o desenvolvimento do trabalho em grupo.
Nos trabalhos de grupo, os alunos colaboram na resolução do problema acompanhados pelo docente e no final realizam uma auto-avaliação.
Avaliação:
Módulo 1 – 60%
1) realização de um teste escrito individual (65%; o1 e o2);
2) em grupo, resolução de um problema utilizando uma folha de cálculo (35%; o3 e o6).
Módulo 1 – 40%
1) realização de um teste escrito individual (65%; o3)
2) em grupo, resolução de um problema utilizando uma folha de cálculo ou relatórios de trabalhos laboratoriais (35%; o4, o5 e o6)

Resultados de Aprendizagem

o1. Define e explica, com sentido crítico, as leis fundamentais e propriedades físicas envolvidas em problemas de transferência de calor;
o2. Identifica e comenta com pertinência situações do dia-a-dia e do ambiente professional em que há transferência de calor, tendo em conta as limitações das leis físicas nos contextos respectivos;
o3. Aplica as leis de transferência de calor para resolver problemas de estado estacionário e de estado transitório;
o4. Simula situações do processamento de alimentos usando soluções tabelares na aplicação de leis de transferência de calor e obtém soluções;
o5. Comenta, com sentido crítico, a credibilidade e utilidade dessas soluções;
o6. Trabalha eficientemente num grupo para cumprir os restantes resultados de aprendizagem, enquanto demonstra capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.

Programa

Leis fundamentais de transferência de calor e propriedades físicas, e suas limitações; situações de transferência de calor em situações do dia-a-dia e ambiente profissional; problemas de estado estacionário e estado transitório; organização do trabalho em grupo e etapas no desenvolvimento dos grupos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - trabalho de grupo 1 (35%) + teste 1 (65%) - 60.0%
  • - trabalho de grupo 2 (35%) + teste 2 (65%) - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ÇENGEL, Y.A. 1998. Heat Transfer : A Practical Approach, McGraw-Hill Series in Mechanical Engineering. [ESAC: Z02 – 20178/9] Capítulos: 1, 2, 3, 4, 6, 7 e 9
INCROPERA, F.P., DeWITT, D.P. 1998. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 4ª edição, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro.
Staff of Research and Education Association and Fogiel, M, 1993. The Transport Phenomena Problem Solver, REA, New Jersey. [ESAC: Q02 – 19732]
HARTEL, R.W., Howell Jr., T.A. e Hyslop, 1997. Math Concepts for Food Engineering, Technomic Publishing Company, Inc., Pennsylvania, U.S.A. [ESAC Q02 – 20147] Capítulos: 9, 10, 11, 12 e 13.