Tecnologias Biomédicas Emergentes

Conhecimentos de Base Recomendados

Deverá existir um conhecimento base de Inglês que permita procurar e estudar literatura científica relevante para a Unidade Curricular, nomeadamente na área da tecnologia e saúde.

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular é lecionada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.

A metodologia de ensino compreende exposição teórica, participação de especialistas convidados, análise de estudos, pesquisa individual e trabalho sobre um tema a definir no âmbito da Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

– Adquirir conhecimentos multidisciplinares em ciência e tecnologia associados às componentes de Biologia, Engenharia, Medicina e Saúde.

– Conhecer e enquadrar a tecnologia biomédica como interface entre o Homem e a tecnologia, nomeadamente nas vertentes de diagnóstico e tratamento.

– Adquirir conhecimentos sobre os conceitos base de tecnologias tais como Imagiologia Médica, Nanomedicina ou Dispositivos Médicos.

– Reconhecer a investigação científica no desenvolvimento de tecnologias biomédicas emergentes ao serviço da saúde, nomeadamente na sua aplicação em tratamentos inovadores.

Programa

1.       HISTÓRIA DA BIOMEDICINA / BIOENGENHARIA

2.       IMAGIOLOGIA MÉDICA

2.1.    RADIÓMICA E BIOMARCADORES EM BIOMEDICINA

3.       NANOMEDICINA

3.1.    SISTEMAS TERANÓSTICOS

3.2.    SISTEMAS DE LIBERTAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS

4.       DISPOSITIVOS MÉDICOS

4.1.    INSTRUMENTAÇÃO

4.2.    BIOSENSORES E BIOSSINAIS

5.       TRATAMENTOS INOVADORES

5.1.    NEUROFEEDBACK E NEUROESTIMULAÇÃO

5.2.    TERAPIA FOTODINÂMICA

5.3.    ÓRGÃOS BIOARTIFICIAIS

5.4.    INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Biomedical Technology and Devices, James E. Moore Jr and Duncan J. Maitland, CRC press, ISBN 9781439859599.

– Literatura científica actual relevante para o conteúdo programático da Unidade Curricular.