Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de eletrónica e programação
Métodos de Ensino
Teóricas: modelo expositivo, ilustrado sempre que possível com casos práticos, motivando à análise e discussão das opções tecnológicas utilizadas.
Práticas: Os estudantes são motivados a aplicar as competências adquiridas através do desenvolvimento de protótipos, num projeto com a duração de 1 trimestre.
Resultados de Aprendizagem
A grande maioria das pessoas com necessidades especiais, encontram as suas capacidades afetadas, em maior ou menor grau, em quatro áreas principais: Comunicação, Mobilidade, Manipulação e Orientação.
O conhecimento aprofundado sobre o uso das tecnologias de apoio pressupõe, por um lado, a compreensão dos seus aspetos mais técnicos (componentes técnicas), e por outro um conhecimento profundo do ser humano que utilizará a tecnologia (componentes humanas) assim como das necessidades apresentadas pelo ambiente físico e económico em que se insere (componentes sócio-económicas).
Programa
1. Comunicação
1.1. Comunicação interpessoal
Fala sintetizada; Próteses auditivas; Amplificadores; Suportes comunicativos baseados em smartphones
1.2. Acesso a computador
Interfaces de controlo; Ratos e emuladores; Ecrãs tácteis; Ponteiros (cabeça e boca); Eye Trackers
2. Mobilidade
2.1. Mobilidade elétrica
Cadeiras de rodas; Bengalas eletrónicas; Interfaces de controlo
2.2. Acessibilidade
Domótica adaptada; Transportes públicos; Sistemas inteligentes de informação para invisuais
3. Manipulação
3.1. Controlo de ambiente
Unidades de controlo; Domótica adaptada; Interfaces de controlo do utilizador
3.2. Robótica
Equipamentos adaptados
4. Orientação
4.1. Sistemas de navegação e orientação
Ultrassons; Guias sonoros; Adaptadores do ambiente
4.2. Posicionamento
Localização GPS e GSM; Sinalização e identificação RFID; Monitorização e chamadas de emergência
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Apresentações das aulas
Relatórios dos trabalhos de grupo dos anos anteriores
Informação relacionada com os projectos, a disponibilizar no moodle