Conhecimentos de Base Recomendados
Equipamentos e Tecnologias em Fisioterapia
Métodos de Ensino
Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;
Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;
Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.
A avaliação da disciplina enquadra-se no estipulado no Regulamento de
Avaliação da ESTeS-Coimbra, a saber:
Avaliação contínua: os alunos são avaliados através de dois trabalho de grupo (detalhes sobre os mesmos serão
entregues por escrito aos alunos) ou avaliação por exame.
Resultados de Aprendizagem
Prático-instrumentais (desempenho psicomotor);
Cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento;
Afectivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude.
Programa
Tecnologias de apoio e funcionalidade humana
Políticas de Atribuição e Financiamento de Tecnologias de Apoio em Portugal
Níveis de prescrição e financiamento
O processo em tecnologias de apoio e relação com o processo da Fisioterapia;
A equipa em tecnologias de apoio (os diferentes profissionais, família e utilizador);
Ciclo de adopção de uma tecnologia de apoio
Fase de desenvolvimento; Fase de selecção; Fase de treino/aprendizagem;
Fase de integração.
Investigação e medição de resultados em tecnologias de apoio
Dimensões específicas/técnicas (Conforto, peso e dimensões, propulsão, adaptabilidade/regulação pelo utilizador,
segurança, suporte/apoio, transportabilidade, facilidade no manuseio, eficácia, outras);
Dimensões genéricas (Uso vs. abandono, impacto psicossocial, satisfação, bem estar subjectivo, Qualidade de
Vida, participação social, custos);
Testes e medidas em tecnologias de apoio (descrição e aplicação).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrich, R. (1999). Aconselhamento de Ajudas Técnicas: Organização e Metodologia de Trabalho dos Centros de
Informação sobre Ajudas Técnicas. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas
com Deficiência.
Andrich, R., Ferrario, M. & Moi, M. (1998). A model of cost-outcome analysis for assistive technology. Disability &
Rehabilitation, 20 (1), 1–24.
Batavia, M., Batavia, A. I. & Friedman, R. (2001. Changing chairs: antecipating problems in prescribing wheelchairs.
Disability and Rehabilitation, 23 (12), 539-548.
Bates, P. S., Spencer, J. C., Young, M. L. & Rintala, D. H. (1993). Assistive technology and the newly disabled adult:
adaptation to wheelchair use. The American Journal of Occupation Therapy, 47 (11), 1014-1021.