Conhecimentos de Base Recomendados
—-
Métodos de Ensino
A exposição dos conteúdos é essencialmente efectuada no decurso das aulas teóricas, utilizando como principal suporte a projecção de diapositivos ou transparências. Na condução destas aulas, a participação dos alunos é frequentemente suscitada através da formulação de questões que os levem a reflectir sobre os diferentes assuntos tratados e criando oportunidades para esclarecimento de dúvidas.
Nas aulas teórico-práticas são apresentadas e exploradas partes do programa que, pela sua natureza, propiciam uma abordagem de índole mais aplicada. São realizados trabalhos experimentais com intervenção dos alunos que permitem a familiarização com equipamentos e software utilizados no fabrico e caracterização dimensional e superficial de componentes mecânicos.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos que permitam seleccionar e parametrizar equipamentos usados na fabricação de equipamentos. Competências genéricas: Capacidade de análise e síntese, capacidade de aplicar os
conhecimentos na prática, capacidade para organizar e planificar o trabalho de produção, conhecimentos sobre a área de estudo, capacidade de investigação, capacidade para agir em novas situações, capacidade criativa, capacidade para identificar, delinear e resolver problemas. Competências específicas: Devem saber escolher os processos, devem saber identificar os problemas que habitualmente se colocam nesta área. Devem saber fazer uma análise ao custo dos processos. Dominar os fenómenos existentes nas diversas áreas estudadas. Interagir com grupos multidisciplinares e dar soluções integrais para uma operação adequada.
Programa
1. Modelação 3D
2. Tecnologia da Electroerosão
3. Engenharia Inversa
4. Prototipagem Rápida
5. Tecnologia do Jacto de Água
6. Tecnologia Laser
7. Estratégias adoptadas no movimento da ferramenta em Sistemas CAM
8. Maquinagem a Alta Velocidade
9. Aplicação das Tecnologias de Fabrico na Produção de Componentes para Equipamentos Mecânicos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO