Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é realizada uma exposição detalhada dos conceitos, com recurso a exemplos elucidativos e, quando possível, com demonstração em ambiente de simulação.
Em cada aula prática é distribuída uma topologia que deve ser instalada e configurada pelos diversos grupos de trabalho, com recurso ao equipamento existente no laboratório.
A avaliação reparte-se por um exame final (60%) e por um projecto de planeamento e configuração de uma rede local, devidamente desenvolvido e configurado num ambiente de simulação (40%). Em ambas as componentes é necessária a obtenção da classificação mínima de 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
Descrever e distinguir ao nível da composição, arquitectura interna e funcionamento de hubs, switches, routers e terminais.
Desenvolver a configuração global de switches e routers baseados em IOS.
Descrever o funcionamento das redes locais virtuais (VLAN) e o respectivo encaminhamento. Aplicar conceitos de segurança em switches.
Compreender e configurar alguns protocolos utilizados nos switches.
Conhecer algumas tecnologias ao nível de ligação em redes de área alargada (WAN).
Projectar e configurar uma rede de acordo com requisitos específicos de determinado projecto, aplicando estratégias de depuração em redes de comunicação.
Programa
Conceitos sobre comutação de pacotes. Configuração de switches. VLAN e VLAN Trunking Protocol (VTP). Spanning Tree Protocol (STP) e Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP). Segurança e monitorização em switches. Point-to-Point Protocol (PPP). Frame Relay. Rede Digital Integrada de Serviços (RDIS). Conceitos sobre redes locais sem fios. Configuração de controladores de redes locais sem fios (WLCM).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO