Teoria e Prática da Fisioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;
Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;
Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.
A avaliação da disciplina enquadra-se no estipulado no Regulamento de
Avaliação da ESTeS-Coimbra, a saber:
Avaliação contínua: os alunos são avaliados através de um trabalho de grupo (2h), um trabalho individual (2h) e
uma prova escrita sumativa (2h) (detalhes sobre os mesmos serão entregues por escrito aos alunos) ou avaliação
por exame.

Resultados de Aprendizagem

Cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento;
Afectivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude.

Programa

1. Saúde, Funcionalidade e Incapacidade (9 horas)
Evolução do conceito de saúde;
Evolução dos modelos de incapacidade;
O modelo da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF);
A família de classificações da Organização Mundial da Saúde: articulação ICF/ICD-10.
2. Condições de saúde vs Funcionalidade e Incapacidade (6 horas)
Diagnóstico clínico e diagnóstico em fisioterapia;
Raciocínio clínico.
3. O processo da fisioterapia (12 horas)
Documentação e registo (centrado na pessoa);
Exame, Avaliação, Diagnóstico, Prognóstico (inclui plano de intervenção), Intervenção (reflexão em acção) e
Avaliação de resultados.
4. Prática Baseada na Evidência (PBE) (12 horas)
Prática empírica e prática baseada na evidência;
Níveis, tipos e graus de evidência.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Physical Therapy Association. (2003). Professionalism in Physical Therapy: Core Values Self-
Assessment. American Physical Therapy Association, Alexandria, VA.
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) (2002). Fisioterapia Padrões de Prática – Adaptação do
documento da região Europeia da WCPT serial online. Disponível em: URL: http://www.apfisio.pt (5 de Março 2005).
Bernsen, T. et al. (2006). “Harnessing Our Collective Professional Power”: Diagnosis Dialog. Physical Therapy,
6(87): 635.
Bickenbach, J. E. & McColl, A. M. (1998). Introduction to Disability. WB Saunders Company Ltd., London.
Canadian Physiotherapy Association. (2000). Description of Physiotherapy in Canada: 2000 and Beyond. Toronto.