Terapia pelo Movimento III

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos dos sistemas cardiovascular e respiratório,  e principais diferenças entre adulto e criança.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino integram: exposição dos conteúdos; análise e discussão dos conceitos e demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre os alunos.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as bases teóricas dos métodos e técnicas de intervenção dirigidos aos sistemas cardiovascular,
pulmonar e tegumentar;
Conhecer, compreender e saber aplicar os procedimentos básicos dos métodos e técnicas de intervenção
abordados;
Selecionar os métodos e técnicas adequados à intervenção em condições de saúde específicas e sustentar estas
opções;
Adquirir destreza manual para executar corretamente as técnicas de intervenção específicas abordadas;
Registar de forma completa e precisa todos os dados referentes à intervenção em condições cardiovasculares,
respiratórias e tegumentares.

Programa

Fisioterapia respiratória: Objetivos, indicações, precauções, princípios gerais, padrão respiratório, técnicas de
reeducação respiratória e modalidades terapêuticas para desobstrução das vias aéreas. Reeducação ao esforço.
Ventilação mecânica não invasiva (VMNI): Objetivos, princípios, indicações, efeitos secundários, complicações e
modalidades de suporte ventilatório. Relaxamento global e segmentar. Benefícios da atividade física regular.
Adaptações metabólicas agudas e crónicas ao exercício. Prescrição do exercício: Objetivos, condicionantes,
componentes e princípios essenciais do condicionamento cardiovascular. Recomendações para a prescrição de
exercício em grupos especiais. Reabilitação cardíaca: objetivos; indicações e contraindicações; estratificação do
risco; progressão; fases e componentes do programa de intervenção e da sessão de treino; critérios de segurança
clínica. Intervenção em queimados. Úlceras de decúbito: avaliação do risco, atuação preventiva. Exercício em
grupo.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Magee DJ (2005) Orthopedic Physical Assessment Enhanced Edition, WB Saunders, Philadelphia, PA