Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de anatomia, fisiologia, biofísica, equipamentos e tecnologia em fisioterapia, estudos do movimento humano, neurociência e fisiopatologia.
Métodos de Ensino
Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição; demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre alunos; e resolução de problemas.
Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do aluno incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
– Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas do treino funcional e da fisioterapia no meio
aquático;
– Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, na intervenção terapêutica pelo
movimento;
– Ter capacidade para planificar, organizar e realizar intervenções terapêuticas pelo movimento, nas áreas do treino
funcional e da fisioterapia no meio aquático;
– Ter capacidade para executar corretamente os procedimentos básicos e as técnicas específicas de intervenção
terapêutica pelo movimento, nas áreas do treino funcional e da fisioterapia no meio aquático;
– Desenvolver competências para comunicar informação, ideias, problemas e soluções decorrentes da intervenção
terapêutica pelo movimento, nas áreas do treino funcional e da fisioterapia no meio aquático;
– Desenvolver competências de aprendizagem nas áreas do treino funcional e da fisioterapia no meio aquático.
Programa
1. Treino funcional
– Bases do treino funcional;
– Treino de atividades de vida diária básicas e instrumentais;
– Exercícios no colchão;
– Exercícios na cadeira de rodas;
– Exercícios de autocuidado;
– Exercícios nas barras paralelas;
– Exercícios com auxiliares de marcha;
– Treino de marcha.
2. Fisioterapia no meio aquático
– Efeitos fisiológicos da hidroterapia sobre os vários sistemas;
– Propriedades físicas da água e o seu aproveitamento na reeducação de pacientes;
– Vantagens, desvantagens e contraindicações;
– Ação muscular na água;
– Avaliação e registo;
– Fortalecimento e facilitação de movimentos recorrendo a materiais e propriedades físicas da água;
– Relaxamento;
– Bad Ragaz;
– Halliwick;
– Plano de sessões.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– O’Sullivan, S. B. & Schmitz, T. J. (2010). Improving Functional Outcomes in Physical Rehabilitation. Philadelphia:
F. A. Davis Company.
– Buchwald, E. (1952). Physical Rehabilitation for Daily Living. New York: McGraw-Hill.
– Skinner A. T. & Thomson, A. M. (1985). Duffield: Exercícios na Água. São Paulo: Editora Manole.
– Koury, J.M. (1996). Aquatic Therapy Programming: Guidelines for Orthopedic Rehabilitation. Champaign, IL:
Human Kinetics.
– Campion, M. R. (2000). Hidroterapia – Princípios e Prática. São Paulo: Editora Manole.
– Becker, B. E. (2009). Aquatic Therapy: Scientific Foundations and Clinical Rehabilitation Applications. PM&R, 1 (9):
859–872.
– Bates, A. & Hanson, N. (1998). Exercícios Aquáticos Terapêuticos. São Paulo: Editora Manole.
– Becker, B. E. & Cole, A. J. (2003). Comprehensive Aquatic Therapy, 2nd edition. Philadelphia: Butterworth-
Heinemann.